18/08/2015 às 08h50min - Atualizada em 18/08/2015 às 08h50min

PF faz operação para pegar 'fakes' que atacaram candidatos durante eleição em MS

- Mídia Max

A PF (Polícia Federal) deflagou a Operação Face to Fake na manhã desta terça-feira (18). O objetivo é identificar as pessoas ou grupos que estariam por trás de falsos perfis de redes sociais que faziam postagens ofensivas, principalmente em relação a candidatos a governador de Mato Grosso do Sul, durante as eleições de 2014.

Conforme a PF, a investigação teve início durante a campanha, quando o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) recebeu diversas reclamações de candidatos, partidos e coligações sobre ofensas dirigidas a candidatos no Facebook.

As ofensas eram feitas em comunidades criadas ou administradas por usuários 'fakes'. Foram expedidas ordens judiciais à empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. para a retirada de diversas páginas do ar.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 36ª Zona Eleitoral de Campo Grande. A PF não informou onde estão sendo realizadas as buscas.

Durante a campanha eleitoral, o TRE/MS determinou o bloqueio de diversos perfis do Facebook, criados  para atacar os candidatos ao governo Reinaldo Azambuja (PSDB), Nelsinho Trad (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT).


Link
Notícias Relacionadas »