19/08/2015 às 15h37min - Atualizada em 19/08/2015 às 15h37min

Ministério da Saúde busca casos de hanseníase em quatro cidades de MS

- RD1

De agosto a outubro deste ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional contra a Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma. Em Mato Grosso do Sul, 91 mil alunos de 120 escolas devem passar por triagem para diagnosticar precocemente as doenças. O trabalho será realizado em Campo Grande, Cassilândia, Paranaíba e Rio Brilhante.

Os agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família vão percorrer escolas para diagnosticar e tratar hanseníase, tracoma e verminoses em alunos de 5 a 14 anos. Em Paranaíba – a 522 km de Campo Grande –, os alunos da Escola Major Francisco Faustino Dias e Escola Ignácio José da Silva já participaram das triagens. Os estudantes receberam remédio contra vermes e foram alertados sobre os perigos da hanseníase. Os pais receberam formulários para uma pré-analise sobre possíveis casos da doença na família.

Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que as equipes vão começar o atendimento nas escolas municipais no mês de setembro. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e identificar comunidades em que a hanseníase, tracoma e verminoses ainda persistem. Os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

No ano passado, 71,9 mil estudantes de Mato Grosso do Sul foram avaliados durante a campanha, e 2,7 mil casos suspeitos foram encaminhados para unidades de saúde. Nenhum caso foi confirmado. Também na ação de 2014, 50,4 mil alunos receberam tratamento para verminose e 191 para tracoma no Estado.

Apesar da redução no número de casos de hanseníase em todo o país, Mato Grosso do Sul está entre as áreas de maior risco de adoecimento junto com Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Em 2014, o Ministério da Saúde registrou 31 mil casos novos da doença, com coeficiente de detecção de 15,32 para cada 100 mil habitantes.

A hanseníase era antigamente conhecida como lepra, já o tracoma se trata doença oftálmica altamente contagiosa causada por bactéria e popularmente chamada de conjuntivite.


Link
Notícias Relacionadas »