21/08/2015 às 10h54min - Atualizada em 21/08/2015 às 10h54min

PMA prende fazendeiro e o autua em R$ 45,6 em MS

- Dourados News

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Miranda em fiscalização ontem (20) nas propriedades rurais do município de Bodoquena prenderam em flagrante, um proprietário rural, de 29 anos. Na fazenda, distante 20 Km do município , foi encontrado um desmatamento de 5 hectares sem autorização, com derrubada de árvores, predominantemente bacuris.

O infrator apresentou a Declaração Ambiental Eletrônica (AA) para limpeza de pastagem, documento este, que não autorizava o desmatamento que realizava. As árvores de bacuris eram derrubadas com utilização de máquina de esteira e trator, as quais foram retiradas da faixa marginal de um curso d’água que corta a propriedade, conhecido como “córrego Maconha”, tendo sido suprimida parte da vegetação da mata ciliar, em um total de 1,2 hectares, que é área de Preservação Permanente (APP).

A PMA também encontrou outro desmatamento ilegal na propriedade com aproveitamento da madeira das árvores cortadas, o qual destruiu a área de preservação permanente nas duas margens do córrego Maconha, destruindo árvores da espécie angico, amoreira e bacuri, em alguns locais destruindo toda a vegetação de mata ciliar, perfazendo um total de 3 hectares. No local, houve a obstrução do córrego, com restos de madeira (troncos, árvores e terra) empurrados para o leito do córrego. A obstrução foi realizada facilitar os trabalhos da máquina de esteira, além da construção de uma ponte de madeira sobre o córrego.

Em outro local foram verificados palanques de madeira da espécie aroeira (madeira protegida) retirados de árvores extraídas em cima do morro, com declividade superior a 45º, que também trata-se de área de preservação permanente (APP). Eram 70 palanques medindo 3,20m x 30cm, além de 320 pranchas de angico e ipê serradas explorados ilegalmente.

Do local da exploração ilegal de madeira, até a sede da fazenda, os policiais verificaram várias árvores da espécie bacuri, que estavam secas, devido ao uso de veneno das marcas togar e runner, cujos tambores foram encontrados em um barraco. Este crime foi confirmado pelo empreiteiro, o qual informou ter feito uso do veneno nos bacuris por ordem do proprietário. Os agrotóxicos estavam armazenados em um barraco às margens do córrego Maconha e foram apreendidos. Também foi apreendida uma espingarda calibre 28 com dois cartuchos do mesmo calibre, sem numeração aparente e um motosserra sem licença de porte e uso, que estavam no barraco. Foram apreendidos ainda: a madeira ilegal, um trator e uma máquina de esteira que efetuava o desmatamento

O proprietário, residente em Bodoquena, assumiu a autoria dos crimes ambientais e a posse ilegal da arma e do motosserra e recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Miranda, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante. As penas para os crimes podem chegar a nove anos de prisão. As atividades foram interditadas e o infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 45.600,00. O infrator foi notificado a realizar a recuperação da área degrada.


Link
Notícias Relacionadas »