24/08/2015 às 08h49min - Atualizada em 24/08/2015 às 08h49min

De malas prontas para o PR, Délia afirma que disputará a prefeitura de Dourados

Délia aceita convite do Partido da República e reafirma que disputará a Prefeitura de Dourados

- O Progresso
Délia aceita convite do Partido da República e reafirma que disputará a Prefeitura de Dourados. (Foto: Divulgação)

A vereadora Délia Razuk já não milita mais no PMDB do ex-governador André Puccinelli, legenda onde se comportou como uma verdadeira soldado do partido e, muitas vezes, abriu mão de projetos importantes para atender determinação da cúpula estadual. Mesmo sendo a única representante peemedebista na Câmara Municipal nos últimos 7 anos, tendo chegado à prefeitura por nomeação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) e tendo sido a mais votada nas últimas três eleições em Dourados, Délia Razuk não recebeu do comando do PMDB o apoio que esperava e, por isso, aceitou o convite feito pelo comando do Partido da República (PR) para se filiar a legenda e liderar uma ampla aliança na corrida pela Prefeitura de Dourados em 2016. Nos próximos dias, lideranças estaduais e nacionais do PR estarão em Dourados para uma grande festa de filiação da vereadora, que marcará o início da corrida pela sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB).

Cortejada pela maioria dos partidos políticos, inclusive pelo PSDB do governador Reinaldo Azambuja, a vereadora Délia Razuk revela que aceitou o convite do PR por confiar nas pessoas que estão no comando da legenda e por acreditar no projeto do partido para 2016. A candidatura de Délia Razuk é vista pelo PR como fundamental para as eleições gerais de 2018, por isso as lideranças trabalham na construção de uma chapa que envolva legendas como o PDT, PTB, PSD entre outras legendas que não concordam com tentativa de polarização que está sendo imposta por PMDB e PSDB.

Ao anunciar a saída do PMDB, a vereadora Délia Razuk adotou um discurso mais polido. “Não saio batendo as portas de um lugar que fiquei por muito tempo”, ressaltou. “Entendo que preciso de liberdade para disputar algum outro cargo e como não tive apoio do partido quando fui candidata à deputada estadual, decidi mudar de legenda em busca de respaldo ao projeto de voltar a governar Dourados”, completou. A mudança de partido foi definida há alguns dias em reunião como o presidente do PR, Edson Giroto, e com o vice-presidente, Londres Machado, mas os primeiros passos já tinham sido dados em encontro anterior com a deputada estadual Grazyella Machado.

Délia Razuk explica quese preparou para voltar à Prefeitura de Dourados em 2017. Eleita vereadora em 2008 com a maior votação entre os nomes que conquistaram uma cadeira na Câmara Municipal de Dourados, ela decidiu que disputaria a prefeitura já em 2012, mas a Operação Uragano colocou quase toda a Câmara Municipal atrás das grades e como única parlamentar sem envolvimento em qualquer esquema de corrupção, Délia foi eleita presidente do Poder Legislativo e acabou sendo nomeada prefeita interina pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, entrando para a história política douradense como a primeira mulher a ser prefeita da cidade.

Ela lembra que em apenas 120 dias como prefeita promoveu uma verdadeira revolução, devolvendo a governabilidade ao município e coordenando mudanças estruturais que até hoje beneficiam a população. Délia Razuk ressalta que a principal credencial para voltar a governar Dourados é o trabalho que ela desenvolve como vereadora e, sobretudo, o que realizou como prefeita por 120 dias. “Durante o período de interinidade recuperei a normalidade administrativa e encaminhei a transição político para entregar a prefeitura com dinheiro em caixa”, lembra a vereadora.

Entre tantas outras realizações, em quatro meses de trabalho Délia Razuk firmou convênio de R$ 8 milhões com a Superintendência da Caixa Econômica Federal para a segunda etapa do programa habitacional do conjunto Dioclécio Artuzi; determinou a realização de um novo sorteio entre os candidatos inscritos para os programas habitacionais a fim de completar a locação existente nas unidades construídas nos conjuntos Altos do Indaiá I, Altos do Alvorada I e II, Novo Horizonte e Estrela do Leste e encaminhou Projeto de Lei à Câmara para que as casas fossem entregues por sorteio público.

Délia Razuk também garantiu o convênio para construção da Praça da Juventude, deu ordem de serviço para a construção da UPA 24 horas, que hoje está funcionando, e do Pronto Atendimento Infantil (PAI). “Garantimos uma economia de mais de 40% nos preços praticados pelas empreiteiras que venciam as licitações para serviços de tapa-buracoe e assinei seis convênios com a Caixa Econômica Federal para investimento de R$ 3.257.494,65 em projetos das áreas de saúde, esporte e lazer e agropecuária”, lembra a vereadora. Ela também determinou a conclusão das obras e reabertura da Praça Antônio João, que estava interditada desde 2008 e promoveu a campanha Natal Iluminado que até hoje é realizado pelo governo municipal.

Em outra frente, Délia Razuk agilizou o processo de recuperação do Estádio Douradão e valorizou os servidores públicos municipais com aumento real de salário, além de convocar os aprovados em concurso público que iria caducar. “Viabilizamos a mudança do Hospital da Mulher para o Hospital Universitárioe desenvolvemos uma campanha de prevenção à dengue que deixou Dourados livre da epidemia no ano seguinte, além de determinamos mutirões de cirurgias de ginecologia e obstetrícia, atendendo cerca de 200 mulheres que aguardavam na fila por quase três anos”, enumera a vereadora.

Além das ações como prefeita interina, Délia Razuk enfatiza que sua atuação como vereadora também a credencia a disputar a prefeitura de Dourados. “Primeiro porque trabalho com independência e penso sempre no cidadão, no bem estar da minha comunidade”, ressalta. “Não estou na Câmara Municipal a serviço de grupos, mas para atuar na fiscalização do erário, na votação de projetos importantes para minha cidade,de forma que tenho muito orgulho da postura que tenho como vereadora e sei que os eleitores enxergam em mim uma representante deles no Poder Legislativo”, finaliza Délia Razuk.


Link
Notícias Relacionadas »