24/08/2015 às 08h56min - Atualizada em 24/08/2015 às 08h56min

Palmeiras é derrotado pelo Atlético-MG em BH e perde chance de entrar no G4

- Gazeta Esportiva

Depois de flertar com o G4 do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras acabou sofrendo uma virada para o Atlético-MG no Independência, em Belo Horizonte, neste domingo. O Verdão saiu derrotado pelo placar de 2 a 1 e mantém os 31 pontos na competição. Já o Galo vai a 39 e retoma a vice-liderança da competição.

O Palmeiras vinha de uma vitória sobre o Flamengo por 4 a 2, enquanto o alvinegro havia sido derrotado para a Chapecoense por 2 a 1. No meio da semana os dois times entraram em campo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe paulista venceu o Cruzeiro, em casa, por 2 a 1. O Atlético-MG, por sua vez, ficou no empate com o Figueirense por 1 a 1. Ambos os clubes decidirão a volta na quarta-feira.

O Verdão saiu na frente no placar apesar do bom desempenho do Galo em casa. Andrei Girotto, que já conhecia bem o gramado do Horto desde os tempos de América-MG, abriu os marcadores com gol de cabeça logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Palmeiras entraria no G4 do Brasileirão, mas o novo posto durou pouco tempo. Aos 17, Lucas Pratto empatou e, aos 37, conseguiu a virada com gol de pênalti. Durante a segunda etapa, os atleticanos continuaram pressionando e o Palmeiras, sem reação, não conseguiu modificar o placar.

A partida foi apitada pelo árbitro Sandro Meira Ricci após uma reclamação do presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, de que a equipe estaria sofrendo com erros de arbitragem na competição. O dirigente se reuniu na última semana com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, para resolver a situação.

Palmeiras sai na frente, mas sofre virada 

O Galo iniciou a partida pressionando pelas laterais. Pratto e Luan, logo nos primeiros minutos, deram chutões para o alto, sem muito perigo para a zaga alviverde. Mas com 4 minutos de jogo, o Palmeiras aproveitou uma boa chance: Lucas cruzou pela direita e Andrei Girotto, bem posicionado na área, cabeceou para o fundo do gol. A jogada ocorreu pelas costas de Leandro Donizete.

Atrás nos marcadores, o Atlético-MG manteve a pressão e Luan, na área do Verdão, quase marcou. Por estar adiantado, em posição de impedimento, teve o lance anulado. Com 17 de jogo, o argentino Lucas Pratto igualou os marcadores no Independência. O jogador recebeu um cruzamento de Leandro Donizete e, de cabeça, anotou o primeiro a favor dos anfitriões. O jogo seguiu com ritmo veloz, enquanto ambos os clubes giraram a bola em campo, utilizando de contra-ataques. O Galo mostrou afobação na área do Palmeiras em algumas oportunidades de finalização.

Depois de dar uma caneta em Rafael Marques, Giovanni Augusto foi derrubado por Lucas na área. O árbitro Sandro Meira Ricci assinalou o pênalti e Pratto converteu bem, mandando a bola bem no centro do gol e decretando a virada no Horto, aos 37 minutos. Mantendo maior posse de bola, os anfitriões ainda criaram algumas chances até o fim da primeira etapa. Aos 45, Luan chegou pela direita e finalizou de longe, mandando a bola por cima do gol de Fernando Prass.

Com o resultado, o Palmeiras perdeu a oportunidade de entrar para o G4 do Brasileirão (Foto: Bruno Cantini/Atlético MG)

Galo mantém pressão e Palmeiras não consegue o empate 

No intervalo, o técnico Marcelo Oliveira realizou uma alteração no Palmeiras e colocou Robinho na vaga de Egídio. Logo aos 5 minutos, Luan recebeu de Pratto e mandou a bola em ângulo fechado, acertando as redes pelo lado de fora do gol. Com a esquerda livre, o Atlético-MG manteve a atuação dos 45 minutos iniciais e continuou com a pressão diante dos rivais. Disposto a deixar o Verdão com a cara mais ofensiva, Marcelo mandou Gabriel Jesus aos gramados, deixando Andrei Girotto retornar ao banco. A alteração não modificou muito a postura alviverde, que continuou com espaços em aberto no campo para o ataque atleticano.

Aos 15 minutos, Edcarlos perdeu na dividida para Alecsandro e quase viu o Palmeiras marcar. Victor saiu mal e o atacante finalizou, mas Edcarlos voltou e tirou a bola quase em cima da linha do gol. Em seguida, Pratto recuperou a bola e, em uma bela jogada individual, errou no chute a gol.

A última substituição no Palmeiras tirou Alcesandro para a entrada de Lucas Barrios. Logo em seu primeiro toque de bola, o paraguaio quase igualou os marcadores. Robinho fez o cruzamento e Barrios subiu, mas acabou cabeceando mal. Foi a vez do técnico Levir Culpi começar a modificar o Galo em campo. Primeiro Thiago Ribeiro saiu para dar lugar a Patric. Depois, Giovanni Augusto pediu para sair e Guilherme assumiu a vaga. O jogo seguiu apertado e Dudu se lançou ao chão, pedindo pênalti. Meira Ricci mandou seguir com o jogo. Aos 39, o atacante quase marcou em cima de uma falha de Victor, que se desequilibrou e quase viu a bola entrar, não fosse outra intervenção de Edcarlos.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 1 PALMEIRAS
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 23 de agosto de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Público: 17. 464 pessoas
Renda: R$ 683.385,00
Cartões amarelos: Jemerson (Atlético-MG); Lucas e Dudu (Palmeiras)

Gols
ATLÉTICO-MG: Lucas Pratto, aos 17, e aos 37 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Andrei Girotto, aos 4 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson, Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Giovanni Augusto (Guilherme); Luan (Dátolo), Thiago Ribeiro (Patric) e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Jackson, Egídio (Robinho); Amaral, Andrei Girotto (Gabriel Jesus), Zé Roberto e Rafael Marques; Dudu e Alecsandro (Lucas Barrios)
Técnico: Marcelo Oliveira


Link
Notícias Relacionadas »