25/08/2015 às 08h25min - Atualizada em 25/08/2015 às 08h25min

Associação dos Catadores Materiais Recicláveis completa 2 anos e agradece parceiros em Fátima do Sul

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Fátima do Sul

FOTO: GERSON FIOR / FÁTIMAEMDIA

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Fátima do Sul completa dois anos de funcionamento, comemorando além dos benefícios da reciclagem, a geração de emprego e renda para algumas famílias do município.

Os catadores de materiais recicláveis ou podemos chamar de classificadores são grandes parceiros para a promoção da reciclagem. São trabalhadores que atuam na coleta, classificação e destinação dos resíduos, permitindo o seu retorno à cadeia produtiva. O trabalho desenvolvido por eles reduz os gastos públicos com o sistema de limpeza pública, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, diminui a demanda por recursos naturais, e fomenta a cadeia produtiva das indústrias recicladoras com geração de trabalho.

A Associação agradece pela colaboração recebida pelo papelão doado do Mercado Julifran, das botinas doadas pela empresa San Marino de Fátima do Sul, e pelo apoio do vereador Wagner da Garagem.

Quando falamos em resíduos sólidos, estamos nos referindo a algo resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada.
Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

De acordo com Ministério do Meio Ambiente, ao segregarmos os resíduos, estamos promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada. Permitimos assim, várias frentes de oportunidades como: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; a melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

A Associação solicita a população que possa estar separando o lixo e ligarem para que façam a coleta, ligando através do telefone (67) 9937-1647 falar como Neguinho.


Link
Notícias Relacionadas »