27/08/2015 às 10h26min - Atualizada em 27/08/2015 às 10h26min

DOF tenta negociar com índios a retirada de máquinas e animais de fazenda invadida

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), buscam com o apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio) e Força Nacional a negociação com os índios que invadiram uma fazenda no município de Antônio João. De acordo com o comandante Ari Carlos Barbosa, a medida é para evitar confronto e preservar as máquinas e animais que precisam de cuidados especiais e que estão nas propriedades. No local, o clima é de tensão desde o final de semana.

“Estamos entrando em contato com o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, Funai e Força Nacional, para nos auxiliar na negociação para a retirada desses objetos das fazendas. São máquinas agrícolas, tratores, objetos pessoais dos funcionários e animais, muitos deles precisam de cuidados. Espécies como bezerros com poucos dias de vida. Buscamos evitar confronto e resguardar a integridade física tanto de produtores quanto dos indígenas”, contou o Barbosa.

Sobre a situação no local, o comandante conta apesar dos dias tensos, a quinta-feira é tranquila na região que conta com centenas de indígenas.

“Não tenho como precisar essa informação, acredito que na primeira invasão teria aproximadamente 200, mas eles se espalham então fica difícil dizer ao certo quantos tem neste momento. Assim como a quantidade de fazendas invadidas que chegou para nós que seriam oito, mas não posso confirmar se realmente é esse número”, explicou.

Em protesto, produtores rurais da região bloquearam durante toda a quarta-feira (26) a entrada de acesso a cidade de Antônio João. As informações foram enviadas para o site através do canal.

O Dourados News tentou contato com a presidente do Sindicato Rural de Antonio João, Roseli Maria Ruiz, porém a mesma disse que estava em reunião com a Polícia Civil e que só poderia passar detalhes sobre a situação após o término.

A primeira invasão aconteceu na noite do dia 21, na Fazenda Primavera, onde índios armados com facas, flechas e armas de fogo chegaram no local e fizeram uma família de refém. Os invasores amarraram um adulto e dois adolescentes, já uma mulher e uma criança de quatro anos conseguiram fugir pela mata, até uma fazenda vizinha.

Os reféns foram amarrados e agredidos pelos índios e liberadas por volta das 5h, após a chegada do DOF,


Link
Notícias Relacionadas »