28/08/2015 às 09h16min - Atualizada em 28/08/2015 às 09h16min

400 celulares furtados: festival sertanejo teve maior arrastão da história de MS

Alguns aparelhos já estariam em São Paulo

- Mídia Max

Aproximadamente 250 boletins de ocorrência de furto e roubo durante o Villa Mix Festival já foram registrados em Campo Grande. O evento foi realizado na terça-feira (25) e até esta sexta-feira (28), vítimas continuam procurando as Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário).

De acordo com a Polícia Civil, o número de celulares subtraídos durante os shows já chega a 400. O número de boletins de ocorrência não é compatível, porque algumas pessoas vão em grupos de até 20 pessoas para registrar os furtos. Só na Depac Piratininga, de quinta-feira (27) para esta sexta-feira, 100 boletins foram gerados. Os números podem aumentar, porque muitas vítimas estão procurando a nota fiscal do aparelho para poder comprovar a posse do celular.

A investigação é feita pela Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) e a princípio, alguns celulares já foram rastreados e estariam sendo comercializados no Camelódromo e até mesmo no Estado de São Paulo.

Além dos casos em que os bandidos tomam os aparelhos dos bolsos das vítimas, qualificados como furto, algumas pessoas disseram que foram abordadas por assaltantes armados com canivetes, o que qualifica roubo. Outras também afirmam que estavam com o celular na mão, quando os suspeitos chegaram e tomaram o aparelho sem dizer nada. Ainda não há informação se algum responsável já foi preso.

A assessoria do shopping informou que disponibilizou funcionários do estabelecimento para reforçar a segurança na área externa, mas que, dentro do estacionamento, a responsabilidade era dos organizadores do Villa Mix Festival. Equipes da Polícia Militar também atuaram nos arredores do shopping.

Investigação

O delegado Maércio Alves, da Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social) afirma que vai iniciar investigação sobre a quantidade de pessoas presentes no evento, além da questão de segurança. “Vamos analisar se a quantidade de ingressos vendidos corresponde ao número de pessoas no local”, disse. Ainda conforme o delegado, outras questões serão investigadas, para saber se o evento foi realizado conforme o alvará concedido aos organizadores.

De acordo com o delegado Luiz Alberto Ojeda, titular da Derf, até o fim da manhã de quinta-feira (27), não foram encontrados ou apreendidos quaisquer celulares furtados no evento. “Iniciamos a investigação. Neste tipo de evento, os seguranças são colocados para evitar tumultos e aglomerações, o crime contra o patrimônio não é o foco, talvez por falta desse foco os furtos tenham ocorrido”, afirma Ojeda.

Furtos

A esteticista Mayara Lais, de 21 anos, afirma que a segurança era precária. “Os seguranças estavam até tomando sorvete que era distribuido na festa, pra ver a preocupação deles”, diz. A jovem teve o celular furtado quando o aparelho estava no bolso de trás da calça. “Eu senti quando puxaram o celular, mas olhei pra trás e vi uma muvuca, não deu pra ver quem furtou”. Ela afirma que vai tentar entrar com ação contra a organização do evento por causa da falta de estrutura de segurança.

Já a auxiliar de veterinária Yasmin Padilha, de 18 anos, conta que estava com o namorado, quando percebeu que alguém mexia na bolsa dela. “Olhei para trás e vi um rapaz, até me assustei e coloquei a bolsa para frente”. Momentos depois, quando foi pegar o celular para tirar uma foto, notou que o aparelho tinha sido furtado. O mesmo aconteceu com uma estudante, que não quis se identificar. Ela estava na área vip e deixou o celular no bolso da calça da amiga. Quando foi tirar uma foto, percebeu que o celular não estava mais lá.

Insegurança

Mayara e Yasmin qualificaram a segurança como “péssima” e “horrível”. Elas relatam que, além dos furtos, viram várias brigas acontecendo durante os shows. Mayara ainda afirma que algumas pessoas invadiram o evento “estouraram a grade e invadiram o local”, relata.

Organização

Em nota, a organização do Villa Mix Festival afirma que foram contratados 180 seguranças para atuarem no evento. Mesmo assim, os seguranças não conseguiram identificar os autores do furto. Em comunicado enviado para a imprensa, a organização explicou que os seguranças foram distribuídos em pontos estratégicos da área interna do show, ou seja, no estacionamento do shopping Bosque dos Ipês, localizado no Parque Novos Estados.

Além disso, foi informado que, após a equipe de segurança ter conhecimento dos furtos, foram realizadas buscas extensivas para identificar os responsáveis pelos crimes, porém, sem sucesso. Os organizadores lamentaram as ocorrências e se disponibilizaram para colaborar nas investigações. A assessoria informou que mais de 15 mil pessoas participaram do evento.

Veja a nota na íntegra:

O Villa Mix Festival Campo Grande vem a público esclarecer que durante sua primeira edição na cidade, contou com 180 seguranças particulares, que foram distribuídos em pontos estratégicos.O evento também contou com apoio de brigadistas e posto médico equipado com ambulância.

É de responsabilidade do evento a segurança dentro do espaço fechado para o mesmo.

Foram mais de oito horas de shows com seis grandes atrações, um evento de grandes proporções como poucos já realizados em Campo Grande.

A equipe de seguranças realizou buscas extensivas até o término do show, mas infelizmente não conseguiram identificar os responsáveis pelos furtos registrados.

Documentos e outros pertences extraviados foram encontrados e entregues a segurança do evento.

Lamentamos as ocorrências registradas que compreendem a área do evento e a organização está à disposição das autoridades para colaborar durante a investigação dos casos.


Link
Notícias Relacionadas »