01/09/2015 às 16h15min - Atualizada em 01/09/2015 às 16h15min

Setembro chega e calor permanece com previsão de alcançar os 40 graus

- Mídia Max

Um inverno nada frio, com temperaturas altas e tempo seco. A chuva, tão esperada pelos moradores que enfrentam a estiagem, veio pouco no mês de agosto. No entanto, apesar de agora setembro trazer uma nova estação, os próximos dias serão de muito calor e baixa umidade relativa do ar em Campo Grande e nas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Para aliviar a onda de calor os campo-grandenses não deixam de lado o sorvete e a garrafinha de água. No centro da cidade, mais especificamente na Praça Ary Coelho, crianças aproveitam o chafariz para refrescar os pequenos pés.

“Com este calor só ficando perto da água mesmo. Toda vez que passamos por aqui ela vem se refrescar”, conta Maria Alice, de 39 anos, mãe da pequena Analice. A menina ainda diz a mãe que, além de se molhar, trouxe a boneca para dar banho.

Raul França, 25, pai de David, 3, também aproveitou o dia de muito sol para passear. Assim como Analice, David também não deixou de ir mexer com a água do chafariz para aliviar o calor.

“Ele quis vim ver a fonte, só assim, e com um sorvete, para enfrentar este calor”, comenta Raul.

Quem aproveita para lucrar em dias de altas temperaturas são os vendedores. Ali mesmo, pela Praça, Bruna Lezuano, 42, conta que as vendas de picolé aumentaram significativamente nos últimos dias. No entanto, a crise financeira 'pegou' todo mundo e a vendedora destaca que “o movimento não está melhor porque todo mundo está sem dinheiro.

O que diz a meteorologia?

Segundo a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura prevista para a tarde desta terça-feira, 1º de setembro, é de calor intenso, acima dos 36 graus e umidade abaixo dos 20% em grande parte de MS. Uma frente fria desvia par ao oceano atlântico na altura de São Paulo, o vento muda de direção aqui no Estado e a umidade aumenta um pouco ainda na tarde de hoje até amanhã.

Apesar da mudança, a quarta-feira ainda será de sol e poucas nuvens. Na quinta-feira, os termômetros sobem mais um pouco e o calor pode alcançar a os 40 graus. A umidade relativa do ar deve ficar bem baixa: entre 12% e 18%, principalmente no norte sul-mato-grossense.

O sol ainda predominará, mas a nebulosidade começa a aumentar especialmente no sul, onde há chance de ocorrer chuva isolada no início da noite. Entre sexta e sábados áreas de instabilidade devem ser formadas devido a proximidade de uma frente fria. O sol pode ficar entre nuvens e chuvas isoladas podem cair entre o centro-sul e leste. Nestes dias as temperaturas devem diminuir um pouco.


Link
Notícias Relacionadas »