04/09/2015 às 13h02min - Atualizada em 04/09/2015 às 13h02min

Grazielle Machado apresenta Projeto de Lei que prevê redução nos gastos com energia elétrica em prédios públicos

Whelton Borges - para o site fatimaemdia.com.br
(Foto: Giuliano Lopes - Assessoria)

Em sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (03) na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Grazielle Machado (PR), apresentou o Projeto de Lei (184/2015) que dispõe sobre a adequação da iluminação pública, dos prédios públicos estaduais e dá outras providências. A proposição institui a substituição para lâmpadas de LED nos locais públicos, o que consome 85% menos energia que outras lâmpadas convencionais.

Conforme Grazielle Machado, dentre os diversos benefícios que o projeto apresenta, dois são de grande relevância à população. A redução do valor e no consumo de energia, e a contribuição com o meio ambiente na produção de energia limpa, o que diminui o lançamento de CO2 (Gás Carbônico) na atmosfera. 

“Estudos mostram que a tecnologia LED diminui em até 50% da emissão de gás carbônico. Além disso, ocorre uma significativa economia para os cofres do Estado com a mudança de iluminação, pois uma lâmpada normal tem uma vida útil de mil horas, já a de LED chega a 50 mil”, explica a deputada.

Outro fator que ela ressalta no texto do projeto é que, a substituição das lâmpadas da iluminação pública se dará mediante a necessária reposição de lâmpadas queimadas e defeituosas. 

Estudo Abilux: De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) – se todos os Estados adotassem este mecanismo de substituição, o Brasil teria um grande ganho, pois a iluminação pública consome 3,5 da energia elétrica do país e, com esta mudança traria uma economia de 0,8% ou 3,7 terawatts/hora ano, o que resulta em algo como R$ 440 milhões/ano. 


Link
Notícias Relacionadas »