08/09/2015 às 16h20min - Atualizada em 08/09/2015 às 16h20min

Conmebol pode colocar Copa América no Chile por temor à justiça americana

- ESPN

Na próxima quinta-feira, o comitê executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) se reunirá em Assunção, no Paraguai. Um dos principais assuntos a ser discutido será a manutenção, ou não, dos Estados Unidos como sede da Copa América Centenário, entre os dias 3 e 26 de junho de 2016.

O jornal chileno La Tercera afirma que a incerteza sobre o evento no próximo ano fez com que a federação de futebol do país (ANFP) se prontificasse a recebê-lo.

As principais questões sobre a Copa América Centenário recaem sobre a ida de dirigentes sul-americanos aos EUA, berço da investigação que culminou na prisão de sete membros da Fifa em maio deste ano na Suíça acusados de corrupção, dentre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin e o ex-mandatário do futebol venezuelano Rafael Esquível - homem-forte da Conmebol por décadas, Nicolás Leóz está em prisão domiciliar no Paraguai.

Além disso, ainda não foram definidas as sedes que receberão o torneio (24 cidades se candidataram, e entre 8 e 13 serão escolhidas), mas muitas delas não veem apoio popular na iniciativa. A federação norte-americana (USSoccer) também não estaria tão entusiasmada com a competição depois do escândalo emergir.

Por outro lado, acordos comerciais já fechados complicariam a possível desistência.

No final de agosto, o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, foi bem intrigante ao ser questionado se a Copa América Centenário aconteceria nos EUA: "Devemos esperar que se deem algumas coisas, revisar outras".

Assim, abriu-se a porta para que o Chile, palco da Copa América deste ano, volte a sonhar em sediar a competição. Mas não por completa.

Segundo o jornal esportivo local, a federação fez três propostas, sendo que o Chile receberia, em todas elas, as quartas, as semis e a final:

- 16 equipes (dez da Conmebol e seis da Concacaf) divididas em quatro grupos de quatro seleções cada; além do Chile, Argentina, Uruguai e Peru seriam as outras sedes;

- 12 equipes (dez da Conmebol e dois da Concacaf) divididas em três grupos de quatro seleções cada; Argentina, Chile e Uruguai seriam as sedes;

- 10 equipes (todas da Conmebol), com Argentina e Chile de sedes.


Link
Notícias Relacionadas »