11/09/2015 às 13h01min - Atualizada em 11/09/2015 às 13h01min

Professor de Campo Grande bomba no YouTube com dicas de matemática

São lições básicas e avançadas em vídeos curtos

Gente de todas as partes do Brasil acessam o canal de David Fagundes, 33 anos. Professor de matemática desde 2009, ele encontrou uma maneira criativa de tornar a disciplina mais atrativa para seus alunos. Com vídeos gravados e editados por ele, o “É Pra Copiar?” tomou proporções que nunca imaginou.

Hoje são quase 4 mil assinantes. Alunos e professores de todas as partes do Brasil que assistem e participam ativamente do canal que começou como uma brincadeira, explica. “Percebi que perdia muito tempo revisando conteúdos. O tempo que poderia estar explicando novas matérias, era perdido na explicação de conceitos básicos. Foi aí que comecei a fazer os vídeos”, conta.

No início, o conteúdo dos vídeos era simples, regra de três, porcentagem e coisas do tipo. Com o tempo, o assunto das “videoaulas” se tornaram mais complexos, mas não a abordagem. “A ideia é que haja um programa de conteúdo e uma progressão. Mas os vídeos são sempre curtos e de fácil entendimento”, explica.

 

 

Para que lhe pergunta se é possível aprender o conteúdo apenas assistindo aos vídeos, David, não aconselha. “Os vídeos são complementares as aulas. Tem bastante conteúdo, mas aprender apenas por eles é mais difícil.”

Mas o que anima o professor, é a possibilidade de chegar a alunos que suas aulas – em um asala tradicional - não alcançaria. “Essa democratização é algo que me empolga bastante. Dou aulas em uma escola particular, com uma mensalidade alta. Poder oferecer um pouco do meu conhecimento para qualquer pessoa interessada é muito legal.”

Para o futuro, a ideia é ampliar o canal e agregar outras disciplinas. “De repente tentar uma parceria com outros professores que também procuram outros mecanismos para auxiliar no ensino. Para mim seria ótimo”, nos conta ao dizer que tomada a proporção que tomar, as aulas físicas, dentro da sala de aula nunca serão abandonadas. “Eu amo a sala de aula. Para mim é mágico. ”


Link
Notícias Relacionadas »