21/09/2015 às 08h15min - Atualizada em 21/09/2015 às 08h15min

Maníaco da cruz surta e agride agentes em presídio

Dyonathan Celestrino atirou marmita em presos e atacou agentes penitenciários

Valdelice Bonifácio - Diário Digital
Dyonathan Celestrino, em 2013, quando chegou a Campo Grande após ser detido no Paraguai, onde esteve foragido (Foto: Renan Kubota)

O detento Dyonathan Celestrino, de 23 anos, que ganhou fama nacional como “maníaco da cruz” está causando transtornos no Instituto Penal de Campo Grande, localizado no Jardim Noroeste, onde cumpre pena pelos assassinatos que cometeu. Neste domingo, 20 de setembro, ele provocou outros presos e atacou agentes penitenciários. O comportamento agressivo tem causado perturbações há semanas, conforme Boletim de Ocorrências. A confusão teve início por volta das 11h25, quando Dyonathan começou a jogar a “marmita” e outros objetos nos presos.

O rapaz cumpre pena em uma cela separada dos demais, e tem uma área de banho de sol própria. Na hora de ser recolhido, ele cuspiu nos agentes penitenciários e os ameaçou com um cabo de vassoura com a ponta quebrada, espécie de lança, segundo o registro policial. Um dos agentes acabou atingido no braço. Conforme a vítima,  há cerca de três semanas, o agressor tem falado palavras e frases desconexas, tirado a roupa e apresentado quadro de agressividade. O agente cobrou providências em relação ao ocorrido deste domingo.

O caso foi registrado como vias de fato e ameaça, na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro da Capital. Dyonathan matou três pessoas no município de Rio Brilhante em 2008 e, por deixar suas vítimas em posição de crucificação, ficou conhecido como “maníaco da cruz”. Ele está detido no IPCG desde julho de 2013. Na época, o governo do Estado divulgou nota na qual informava que ficaria encarregado de realizar periodicamente avaliação psiquiátrica e psicológica do detento, enquanto ele permanecesse no local.


Link
Notícias Relacionadas »