22/09/2015 às 16h46min - Atualizada em 22/09/2015 às 16h46min

Paciente em estado avançado de tuberculose espera vaga há 5 dias

Sem tratamento, bactéria pode contaminar pacientes

A primoinfecção ocorre quando a pessoa entra em contato com o bacilo pela primeira vez. "O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Para que a primoinfecção ocorra, é necessário que ele chegue aos alvéolos. Se não alcançar os pulmões, nada acontece. A partir dos alvéolos, porém, pode invadir a corrente linfática e alcançar os gânglios (linfonodos), órgãos de defesa do organismo.

A doença evolui quando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva.

Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges". "Proximidade com a pessoa infectada, ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contato".


Link
Notícias Relacionadas »