23/09/2015 às 13h22min - Atualizada em 23/09/2015 às 13h22min

Justiça bloqueia R$ 1 milhão de ex-prefeito suspeito de fraudar licitações

Dinheiro teria sido desviado do transporte escolar

A Justiça concedeu liminar ao MPF (Ministério Público Federal) determinando o bloqueio de R$ 1 milhão em bens de Edvaldo Alves de Queiroz, o Tupete, ex-prefeito de Água Clara, município 204 quilômetros a leste de Campo Grande, servidores, empresários e empresas locais. Segundo a Procuradoria, os envolvidos desviaram verbas federais do transporte escolar.

De acordo com o que divulgou o MPF, as fraudes teriam ocorrido entre 2010 e 2011. Os responsáveis seriam o então prefeito, outras 11 pessoas e três empresas: Reinalde & Cia, Auto Peças Mutum e Reis Comércio e Serviços.

Com base em auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União), irregularidades foram identificadas em três licitações, com fracionamento indevido de despesa, direcionamento nas contratações, conluios e pagamentos sem comprovação de vínculo. A ação segue tramitando na Justiça.

O dinheiro que o MPF entende que foi desviado veio do Pnate (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar na Educação Básica). A fonte oficial divulgou que, além do ex-prefeito, respondem pelas irregularidades os servidores municipais José Ailton Paulino dos Santos, Valdesi Sabino Oliveira, Rejane Aparecida Nogueira, Maria Amélia da Silva Rodrigues, Kamila de Almeida Kichel, a ex-procuradora jurídica do município, Ana Paula Rezende Munhoz, e os comerciantes Rogério Fernandes Reinalde, José Nazareno Campos Reis Filho, Natália Reis, Geraldo Mateus Campos Reis e Antônia Maria Gabriel de Castro Reis.


Link
Notícias Relacionadas »