23/09/2015 às 14h30min - Atualizada em 23/09/2015 às 14h30min

A demanda cresce mas a produção de erva-mate em MS cai

Segundo pesquisa feita na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a produção de erva-mate no estado caiu 94% nos últimos 11 anos fazendo com que o estado aumentasse a importação da matéria prima de estados da região Sul.

 A pesquisa divulgada pelo governo do estado hoje (23) aponta a redução entre os anos de 2002 e 2013. A produção da folha-verde era de 3.288 toneladas e caiu na década seguinte para 183 mesmo tendo grande demanda no mercado local.

 No estado existem 18 indústrias que empacotam a erva, mas apenas uma delas utiliza a matéria-prima local. O restante, importa a erva de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Esses fatores levaram os pesquisadores à concluir que Mato Grosso do Sul não está aproveitando o grande potencial existente para a produção.

 O volume da erva importada poderia ser produzida em terras sul-mato-grossenses gerando emprego e renda para a região, já que no estado possui demanda suficiente para toda a matéria-prima trazida de fora.  

A quantidade de matéria-prima necessária para atender a um terço das indústrias locais seria de quase 10 mil toneladas de folha verde. Para obter esse volume, a produção precisaria de área de 2.037 hectares, enquanto que, atualmente, a produção é limitada a 252 hectares. Há dez anos, eram 588 hectares.

O estudo mostrou também que produzir erva-mate é um bom negócio, já que o produtor consegue ter rendimento de cerca de R$ 2,1 mil por hectare cultivado, quase o dobro de culturas tradicionais como soja e milho.


Link
Notícias Relacionadas »