29/09/2015 às 12h54min - Atualizada em 29/09/2015 às 12h54min

Padre é afastado após suspeita de ter engravidado adolescente

A mãe da jovem procurou a polícia

Renata Portela - Midia Max

Na manhã desta terça-feira (29), a Arquidiocese de Campo Grande, por meio do arcebispo dom Dimas Lara Barbosa, divulgou o afastamento do padre Jocerlei José Tavares, que exercia funções de vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro Universitário, região sul da Capital. Ele foi afastado após denúncia de que teria engravidado uma adolescente de 16 anos.

De acordo com a nota, o caso foi passado para a Província Nossa Senhora Conquistadora dos Padres e Irmãos Palotinos de Santa Maria (RS), à qual Jocerlei pertence, que comunicou o afastamento do padre. A Arquidiocese ainda declarou ao Jornal Midiamax que lamenta o ocorrido, que este é um caso isolado e prestará todo o apoio à família.

O caso é investigado pelo delegado Paulo Sérgio Lauretto, da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente). Segundo o delegado, a mãe da adolescente de 16 anos procurou a polícia para registrar o suposto estupro. “Vamos ouvir todos os envolvidos, porque temos apenas uma declaração unilateral dos fatos”, afirma o delegado.

Ainda de acordo com Lauretto, um inquérito policial será instaurado para que os fatos sejam analisados. “Só podemos confirmar que houve o registro do boletim de ocorrência na sexta-feira e essas pessoas serão ouvidas. Temos que verificar a legalidade ou não do ato”, explica o delegado. Segundo Lauretto, o estupro de vulnerável é caracterizado quando a vítima tem menos de 14 anos ou quando há resistência. A adolescente também passará por exames médicos, para comprovar se está grávida.

Confira a nota da Arquidiocese

A Arquidiocese de Campo Grande – MS e a Província Nossa Senhora Conquistadora dos Padres e Irmãos Palotinos de Santa Maria – RS, cumprem o doloroso dever de comunicar que o Pe. Jocerlei José Tavares, membro da referida Província, que até então exercia as funções de Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campo Grande – MS, Ecônomo da Arquidiocese e Secretário Executivo do Regional Oeste 1 da CNBB, se envolveu afetivamente com uma jovem, que está grávida. O Arcebispo Metropolitano de Campo Grande e o Superior Provincial, Pe. Edgar Ertl, SAC, só tiveram conhecimento dos fatos nos últimos dias.

O Pe. Jocerlei foi, então, afastado do exercício público do ministério, e irá prestar esclarecimentos à autoridade policial competente, e deverá prestar toda assistência à jovem e ao bebê. A Província Palotina, à qual o referido sacerdote pertence, já está tomando as providências cabíveis do ponto de vista canônico.

Que Nossa Senhora da Abadia interceda pela jovem envolvida e seus familiares, pelo Pe. Jocerlei, pela Sociedade do Apostolado Católico (Congregação Palotina), por nossa Arquidiocese e por toda a nossa Igreja.

 

Dom Dimas Lara Barbosa

Arcebispo Metropolitano

Arquidiocese de Campo Grande – MS

Pe. Edgar Ertl,SAC

Superior Provincial

Província Nossa Senhora Conquistadora dos Padres e Irmãos Palotinos de Santa Maria – RS

Link
Notícias Relacionadas »