03/11/2015 às 08h42min - Atualizada em 03/11/2015 às 08h42min

Começa nesta terça vacinação contra aftosa no Planalto e Pantanal de MS

Estado tem status de área livre de aftosa com vacinação

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para as regiões do Planalto e do Pantanal será aberta nesta terça-feira (3), em Mato Grosso do Sul. Um ato simbólico na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, a partir das 14h (de MS), marcará o início dos trabalhos no estado. Vão participar representantes da entidade, da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária) e da secretaria estadual de Produção e Agricultura Familiar.

Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), no Planalto, os produtores vão ter até o dia 7 de dezembro para imunizar o rebanho e no Pantanal até 20 de dezembro. Depois de expirado o prazo, os criadores terão 15 dias para informarem ao órgão sanitário sobre a vacinação.

Na região de fronteira, a segunda etapa da vacinação iniciou no dia 13 de outubro e terminará no dia 27 de novembro. O calendário é diferenciado nas três regiões em razão de estudos epidemiológicos. No estado, o índice de cobertura vacinal ultrapassa 97% do rebanho e Mato Grosso do Sul tem status de área livre de aftosa com vacinação, concedido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

"Se hoje somos referência em sanidade animal, devemos isso ao produtor rural sul-mato-grossense que, com o seu perfil empreendedor, trabalha antenado e faz o dever de casa.  A abertura oficial da vacinação ajuda na propagação de informação para que produtores e a sociedade fiquem atentos ao ciclo de imunização", ressalta a diretora secretária da Famasul, Terezinha Candido.


Link
Notícias Relacionadas »