04/11/2015 às 15h16min - Atualizada em 04/11/2015 às 15h16min

Título antecipado do Corinthians pode mexer com brigas por G e Z-4

Depois da vitória sobre o Atlético-MG, o título do Campeonato Brasileiro virou questão de tempo para o Corinthians. 

O momento em que a conquista for sacramentada, porém, pode mexer diretamente com as brigas por uma vaga na Copa Libertadores e contra o rebaixamento.

Com 11 pontos a mais que o vice-líder, o Corinthians pode ser campeão já na 34ª rodada - precisa vencer o Coritiba no sábado, e o Atlético-MG tropeçar contra o Figueirense no domingo. Depois disso, porém, o time ainda terá que encarar equipes com aspirações na Série A.

Na 35ª rodada do Brasileiro, o Corinthians visita o Vasco, atualmente lanterna e lutando contra o rebaixamento. Em seguida, encara dois rivais com chances reais de terminarem no G-4: o São Paulo, em casa, e o Sport, fora. O último compromisso é contra o também ameaçado Avaí.

Historicamente, o título antecipado derruba o aproveitamento do time campeão. Desde 2003, só uma equipe que conquistou o título não perdeu pontos depois de a conquista ser sacramentada - o Cruzeiro, na primeira edição no atual formato, venceu seus dois jogos após levantar a taça.

Depois de 2003, outras cinco edições do Brasileiro tiveram campeões antecipados, todos com variação negativa de desempenho após o título. As maiores quedas, inclusive, aconteceram com os três campeões mais precoces: São Paulo em 2007, Fluminense em 2012 e Cruzeiro em 2013.

Em 2007, o São Paulo foi campeão na 34ª rodada e só venceu um de seus últimos quatro jogos. Perdeu para o Juventude, que lutava para não cair e não se salvou; venceu o Grêmio, que brigava pelo G-4; empatou com o Botafogo e fechou seu campeonato perdendo para o Atlético-PR.

Em 2012, o Fluminense tinha impressionantes 72,4% de aproveitamento quando foi campeão na 34ª rodada. Terminou com apenas 67,5%, depois de perder para Cruzeiro e Vasco e empatar com o Sport - que lutava contra o rebaixamento, mas não conseguiu se salvar mesmo assim.

Em 2013, o Cruzeiro também tinha chance de bater recorde de aproveitamento. Foi campeão na 34ª rodada, com 72,5%, mas acabou o campeonato com 66,7%, sem nenhuma vitória após o título - empatou com Ponte Preta e Flamengo e perdeu para Vasco e Bahia.

Em alguns desses anos, inclusive, os campeões anteciparam o descanso de alguns de seus titulares, preocupados com o calendário apertado do ano seguinte, jogando com reservas nas rodadas pós-título.

Atualmente, o aproveitamento do Corinthians é de 73,7%. Se mantiver o ritmo mesmo após confirmar a conquista, independente da rodada, a equipe de Tite pode bater o recorde do Cruzeiro de 2003, melhor campeão na era dos pontos corridos, com 72,5% dos pontos possíveis.


Link
Notícias Relacionadas »