06/11/2015 às 14h04min - Atualizada em 06/11/2015 às 14h04min

Tocha dos Jogos do Rio percorrerá 14km e Praça Antônio João receberá mega evento

- Dourados News

Paola Burle e Antônia Moro, gerentes regionais do Grupo 4 do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica da Olimpíadas Rio 2016 fizeram a sua última reunião de planejamento em Dourados. A partir de agora a Força Tarefa criada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) assume o trabalho de organização da estrutura de apoio à passagem da Tocha pela cidade, que ocorrerá na segunda quinzena de junho do ano que vem.

Durante o encontro realizado na semana passada, os gerentes juntamente com a equipe da administração municipal discutiu os últimos detalhes do roteiro da passagem da tocha pela cidade e da festa de celebração na Praça Antônio João. Foram discutidos assuntos como opções de pontos de coleta de condutores da Tocha e de alimentação.

Eles também percorreram a rota e discutiram a segurança. A rota na cidade pode ser ampliada, caso o comitê opte por não entrar na Reserva Indígena já que isto depende de autorização da Funai e do comitê central internacional. Pela previsão inicial, a tocha percorrerá 14 quilômetros por ruas dentro da cidade de Dourados.

O município é uma das 83 cidades-celebração da Tocha Olímpica no Brasil. São locais onde a tocha vai pernoitar. O local escolhido para a festa de chegada e partida da tocha é a Praça Antônio João. Na visita do dia 30 a equipe visitou o local e discutiu a dinâmica de planejamento para a celebração.

A partir de agora, a Força Tarefa local cumprirá um chek list sobre as ações a serem desenvolvidas em preparação ao evento. O grupo possui coordenadores das áreas de segurança, trafego, celebração (eventos), pontos de coleta de condutores, locais de pausa técnica, alimentação e meios de transporte.

A Tocha

A Tocha Olímpica passará por 500 cidades brasileiras. Em 322 haverá revezamento e em 83, como é o caso de Dourados, ocorrerá o pernoite, com celebração. A Tocha chegará da Grécia a Brasília, em data ainda a ser decidida, entre abril e maio do próximo ano. De lá seguirá para Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo e Nordeste. Em Teresina (PI) será embarcada em avião, passará por algumas cidades do norte e chegará a Campo Grande, onde tem celebração.

No Estado a tocha passará ainda durante o seu trajeto de Campo Grande para Dourados pelos municípios de Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante e Itaporã.

No trajeto de Dourados para a próxima cidade celebração, que é Presidente Prudente (SP), passará por Ivinhema, Nova Andradina e Bataguassu. A jornada se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã.

As Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de 2016 será realizado entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.


Link
Notícias Relacionadas »