24/11/2015 às 15h37min - Atualizada em 24/11/2015 às 15h37min

Depois de 'tornado' e estragos na região sul, meteorologia alerta para tempestade

Moradores da região sul descreveram ventos semelhantes a tornado

Depois de ventos fortes e chuva intensa, que os moradores da região sul do Estado compararam a um tornado, a previsão para esta terça-feira (24), é de tempestade em Campo Grande e nas regiões sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul. 

Bombeiros atenderam às ocorrências (A Gazeta News)

Bombeiros atenderam às ocorrências (A Gazeta News)

Bombeiros atenderam às ocorrências (A Gazeta News)

Na noite da segunda-feira e madrugada desta terça, ocorreram tempestades em Coronel Sapucaia e Amambai. Na última cidade, conforme o Corpo de Bombeiros, o temporal atingiu principalmente a zona rural. Houve alagamentos, queda de árvores, que interditaram estradas, uma casa foi destelhada e deixou feridos e a rede de alta tensão caiu em animais que acabaram morrendo. 

Nesta terça, a chuva deve continuar, conforme e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O instituto emitiu alerta, valido até às 22h59, para chuvas intensas com possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo. A precipitação pode ficar entre 30 mm/h e 50 mm/h ou 60 mm/dia até 100 mm/dia.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul ), a instabilidade é gerada por um sistema de baixa pressão. Só deve escapar da chuva, a região noroeste (Corumbá, Ladário). 

Na região norte e bolsão chove em forma de pancadas e em alguns momentos poderá ser forte, poucas chances de temporais. As temperaturas máximas tendem a 34 °C na região onde compreende os municípios de Nioaque, Jardim, Porto Murtinho e Bela Vista. 

Na região sul a máxima não passará de 30 °C. A umidade relativa devido a instabilidade ficará mais alta e poderá ter o valor mínimo de 40%. 

Em Campo Grande, o céu fica nublado e possibilidade temporal com ventos fortes e descargas elétricas manhã e tarde. A temperatura pela manhã será de 20°C e a máxima 31°C. 

Estragos no sul

De acordo com o site A Gazeta News, de Amambaí, moradores relataram que a tempestade com ventos circulares semelhante a um tornado. Algumas árvores foram arrancadas pela raiz e outras cortadas do meio para cima.

Na região da base da Polícia Militar Rodoviária Estadual, na Rodovia MS-156, entre Amambai e Tacuru, pelo menos quinze postes de concreto de sustentação da rede elétrica acabaram caindo. Parte deles foram quebrados quase ao meio pela força do vento, deixando a própria a base da polícia e inúmeras propriedades rurais da região sem luz.

Em uma fazenda da região, a fiação da rede de alta tensão arrebentou e caiu sobre o rebanho, matando quinze vacas nelore.


Link
Notícias Relacionadas »