26/11/2015 às 13h55min - Atualizada em 26/11/2015 às 13h55min

Meteorologia não descarta possibilidade de passagem tornado hoje em MS

- Campo Grande News

Até o final deste dia hoje (25) pode chover mais de 50 milímetros na maior parte das cidades do sul do Estado, existindo risco de tempestades e, até mesmo, ocorrência de tornado, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS).

Segundo a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec, não se pode afirmar com certeza se haverá passagem de tornado pela região, mas as imagens de satélite mostram que a área sofre com a presença de eventos extremos hoje.

Esse fenômeno é formado por ventos muito fortes, tempestades e, até mesmo, tornados. A explicação está na estação chuvosa, que começou em outubro e vai até março, além de outro fenômeno.

Motivo - "Além disso, toda a região sul está sob ação do El Niño, um fenômeno que muda a circulação dos ventos e causa seca no nordeste do País e chuvas extremas no sul do Brasil e do Estado", detalha Cátia.

Com isso, cidades sul-mato-grossenses estão na rota da instabilidade, entre elas, Porto Murtinho, Caracol, Aral Moreira, Paranhos, 7 Quedas, Tacuru, Jardim, Guia Lopes, Amambai, Ponta Porã e Dourados. Só ontem, Dourados registrou 59,2 mm de chuva, volume 69% acima da média histórica, que é de 172,7 mm. "As regiões sudoeste e sul são as mais afetadas", completa a meteorologista.

 
Rio Dourados transbordou em Fátima do Sul. (Foto: Washington Lima/Fátima News)

Rio Dourados transbordou em Fátima do Sul. (Foto: Washington Lima/Fátima News)

Rio Dourados transbordou em Fátima do Sul. (Foto: Washington Lima/Fátima News)

Até o momento, 15 cidades já contabilizam prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias, segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil, Tenente-Coronel Adriano Rampazo.

Recordes - Hoje, o interior do Estado continua ultrapassando médias históricas de chuva para o mês. Em Amambai, onde chove desde a segunda-feira (23), o nível de águas 312,6 mm (milímetros) neste mês, marca que está 67% acima da média histórica do município, que é de 186,8 mm. Só ontem choveu 50,2 mm.

Em Sete Quedas, o total do mês já chegou a 367,2 mm, valor 98% acima do esperado para esse período. Já em Itaquiraí, a média mais que dobrou, chegando a 348,6 mm até o momento, o que representa 120% a mais do que o valor histórico, que é 158,4 mm.

Com esse cenário, a meteorologista alerta para cuidados com enchentes, descargas elétricas e aumento do nível de rios.


Link
Notícias Relacionadas »