27/11/2015 às 13h20min - Atualizada em 27/11/2015 às 13h20min

Luis Fabiano se despede do São Paulo e pede homenagem só para Ceni

- GLOBO ESPORTE

O ciclo de Luis Fabiano no São Paulo está chegando ao fim. Na manhã desta sexta-feira, o centroavante anunciou sua despedida do Morumbi para este sábado, contra o Figueirense, às 17h, pela penúltima rodada do Brasileirão.

O jogador tem como destino praticamente certo o Tianjin Songjiang, time da segunda divisão da China e que é comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

Em entrevista coletiva no CT da Barra Funda, Luis Fabiano lamentou sequer ter sido chamado para uma conversa com a diretoria e descartou homenagens e pediu atenção especial para o ídolo Rogério Ceni, vetado do jogo e perto da sua aposentadoria.

– Amanhã (sábado), provavelmente, será a minha despedida com a camisa do São Paulo no Morumbi. É um jogo especial. Ainda não tenho destino certo, deixei para definir essa questão depois dos dois jogos importantes que temos (Figueirense e Goiás). Dependendo do jogo já saberei meu destino. Não quero homenagem, é o momento de homenagear o Rogério Ceni – disse o Fabuloso.

– Para mim, a homenagem da torcida já basta. Lembro da festa na minha chegada, foi emocionante. Tenho recebido recados nas redes sociais. Não precisa de homenagem. O que vão ficar são os números, a história, os gols. E vamos pensar no jogo de amanhã como a última chance de ser feliz. Não sei o que vou sentir. Espero me despedir com vitória e com gol para ajudar o São Paulo a classificar para a Libertadores – completou.

A relação com ele (o ex-presidente Juvenal Juvêncio) era especial porque ele era meio maluco que nem eu, e dois malucos se entendem. Talvez o Juvenal me chamasse pra conversar e daí explicaria a situação
Luis Fabiano, incomodado por não ter sido chamado pela atual diretoria para renovar

Luis Fabiano admitiu mágoa por não ter sido sequer chamado para conversar sobre uma renovação. Ele acredita que, com a diretoria anterior, comandada por Juvenal Juvêncio, o tratamento seria outro.

– Tem a ver mais com o momento que vive o clube, momento de transição. Talvez a idade também, o clube pode ter outros objetivos. Talvez tenha alguns jovens surgindo e aí pode ser que, com a minha saída, sobre espaço para eles. Talvez pode ser que seja isso, o momento, a reformulação. Tudo tem um começo, meio e fim. Talvez seja o fim. Não tem um ou outro dirigente. Poderia ser o Juvenal e acontecer a mesma situação. A relação com ele era especial porque ele era meio maluco que nem eu, e dois malucos se entendem. Talvez o Juvenal me chamasse pra conversar e daí explicaria a situação. Mas poderia acontecer a mesma coisa – disse o centroavante.

O Fabuloso admitiu desejo de encerrar a carreira no Tricolor e lamentou que isso dificilmente acontecerá.

Levo o São Paulo no meu coração. Muitos gostam de um clube e jogam no outro. Eu tive a felicidade de só jogar no clube que passei a amar
Luis Fabiano

– Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo clube. Se tivesse a possibilidade de encerrar a carreira aqui, nós conversaríamos numa boa. Mas faz parte do futebol. Chegou o momento de seguir minha vida. Torço para que o ano que vem seja muito melhor e que o clube possa crescer. Vou torcer fora – afirmou.

– Levo o São Paulo no meu coração. Muitos gostam de um clube e jogam no outro. Eu tive a felicidade de só jogar no clube que passei a amar. Isso foi importantíssimo. Isso foi demonstrado dentro de campo, às vezes de maneira exagerada – completou.

Em sua terceira passagem pelo São Paulo, Luis Fabiano chegou ao clube em 2011, quando foi contratado após sair do Sevilla.

Luis Fabiano em números:

Jogos: 351
Gols: 211
Títulos: Sul-Americana (2012) e Rio-São Paulo (2001)

No total, ele tem 351 jogos pela equipe do Morumbi e marcou 211 gols. Ele é o terceiro maior artilheiro da história da equipe, atrás de Serginho Chulapa (242 gols) e Gino Orlando (235 gols). Na despedida, ele admitiu o sonho de ser o goleador máximo da história tricolor.

– O que sempre vem na memória é a minha apresentação, que foi algo inédito no Brasil. Ganhei dois títulos, marquei muitos gols, o carinho do torcedor é enorme. Daqui algum tempo, tenho certeza de que 100% dos torcedores vão sentir saudade. Deixei alguma coisa boa. Cheguei a sonhar que poderia ser o maior artilheiro da história do clube, mas não foi possível – disse.

Na atual temporada, Luis Fabiano é o vice-artilheiro, com 13 gols. O principal goleador é Pato, que balançou as redes adversárias em 26 ocasiões. Dos 351 jogos no São Paulo, 170 deles foram no Morumbi – o estádio foi palco de 124 de seus gols.

Confira a íntegra da entrevista coletiva de despedida de Luis Fabiano:

Despedida

– Amanhã (sábado), provavelmente, será a minha despedida com a camisa do São Paulo no Morumbi. É um jogo especial. Ainda não tenho destino certo, deixei para definir essa questão depois dos dois jogos importantes que temos (Figueirense e Goiás). Dependendo do jogo já saberei meu destino. Não quero homenagem, é o momento de homenagear o Rogério Ceni. Para mim, a homenagem da torcida já basta. Lembro da festa na minha chegada, foi emocionante. Tenho recebido recados nas redes sociais. Não precisa de homenagem. O que vão ficar são os números, a história, os gols. E vamos pensar no jogo de amanhã como a última chance de ser feliz. Não sei o que vou sentir. Espero me despedir com vitória e com gol para ajudar o São Paulo a classificar para a Libertadores. 

Luis Fabiano São Paulo (Foto: Antônio Cícero/Frame Photo/Estadão Conteúdo)

Luis Fabiano São Paulo (Foto: Antônio Cícero/Frame Photo/Estadão Conteúdo)

Luis Fabiano, em entrevista coletiva no São Paulo (Foto: Antônio Cícero/Frame Photo/Estadão Conteúdo)

Morumbi

– Foi (onde passei) a maior parte da minha carreira, as maiores emoções da minha carreira, não só por ter conquistado títulos, mas pelo carinho que recebi aqui. Deixo, mesmo que discreto, meu nome como terceiro maior artilheiro do clube. Para outro jogador chegar nessa marca vai demorar. Deixo coisas boas, amigos. Infelizmente, na maioria dos anos joguei com algumas lesões, mas nada interfere no carinho que vai ficar. Nada vai apagar o amor que tenho por esse clube. Sempre dei o meu melhor. O Morumbi é algo mágico, é algo especial, desde 2001, quando tive minha primeira passagem no São Paulo. Não tem explicação. Até mesmo com outra camisa, que foi a da Seleção, foi incrível. Tem algo especial, conheço todos os atalhos, a bola sobra para mim. Amanhã (sábado) vai ser um dia atípico

Futuro

– Ainda não parei para analisar o que tenho de possibilidades. Queria ter uma certa tranquilidade para acabar a temporada. Tenho uma pequena ideia do que pretendo fazer. Dependendo do que acontecer amanhã (sábado), vou encaminhar meu destino. Se não aparecer nada novo, já tenho um rumo para a minha carreira.

Foi procurado para renovar?

– Entendo o lado do clube, foi um ano muito conturbado, um ano problemático, com coisas atípicas durante o ano. Tem coisas mais importantes para se preocupar. Até hoje nós vemos que não tem um planejamento para o ano que vem, não sabem quem será o técnico. Tudo isso é de se entender. Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo clube. Se tivesse a possibilidade de encerrar a carreira aqui, nós conversaríamos numa boa, até pelo carinho que tenho pelo clube. Mas faz parte do futebol. Chegou o momento de seguir minha vida. Torço para que o ano que vem seja muito melhor e que o clube possa crescer. Vou torcer do lado de fora.

Ano do São Paulo

Tudo que aconteceu fora de campo atrapalhou muito internamente, interfere dentro do campo. É um abandono e isso influencia a cabeça de alguns
Luis Fabiano

– Muito se fala sobre falta de comprometimento, o que não acredito, senão não estaríamos brigando pelo G-4. Tudo que aconteceu fora de campo atrapalhou muito internamente, interfere dentro do campo. É um abandono e isso influencia a cabeça de alguns. Não vejo ninguém com má vontade, acho que em alguns jogos faltou concentração e atitude. Mas vejo um grupo legal de trabalhar, que não teve o resultado esperado. Em determinados jogos, você fica frustrado. Perder de 6 é vergonhoso, mas nós ainda temos a chance de terminar o ano da melhor maneira possível, com a Libertadores, o que seria um feito, após tantos problemas que tivemos no ano.

Relação com o São Paulo

– Levo o São Paulo no meu coração. Muitos gostam de um clube e jogam no outro. Eu tive a felicidade de só jogar no clube que passei a amar. Isso foi importantíssimo. Isso foi demonstrado dentro de campo, às vezes de maneira exagerada. O que sempre vem na memória é a minha apresentação, que foi algo inédito no Brasil. Ganhei dois títulos, marquei muitos gols, o carinho do torcedor é enorme. Daqui algum tempo, tenho certeza de que 100% dos torcedores vão sentir saudade. Deixei alguma coisa boa. Cheguei a sonhar que poderia ser o maior artilheiro da história do clube, mas não foi possível.

Mais da despedida

– Não sei o que vai passar pela minha cabeça. Quando envolve sentimento e despedida, é algo sempre emotivo. Não sei como vai estar o coração, mas espero me concentrar para o jogo porque é o que vale, precisamos dessa vitória para desempenhar o meu melhor e que a emoção não atrapalhe. Quero me despedir bem e feliz.

Ainda poderia renovar?

– Já teve tempo suficiente. Agora é pensar no futuro, em outras situações. Até pelos problemas que aconteceram internamente. O Leco acabou de entrar e tem grandes problemas para resolver. Não estou aqui para ficar pedindo razão. O negócio é cada um viver sua vida. Foi bom enquanto durou.

Reunião com Leco

– Não ficou nenhum ressentimento. Depois de um jogo em que você é goleado, faz parte. É preciso relevar e saber que é cobrado dentro de um grande clube. Todo mundo sabe o que fez e o que poderia fazer. Ele é o presidente e tem o direito de vir e cobrar. Se isso serve para ele ou não.

Volta de Lugano

– Precisa saber se ele quer voltar, se a diretoria tem interesse. Lugano é um ídolo e seria muito bem recebido pelos torcedores.

Luis Fabiano ganha bolo de aniversário do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Luis Fabiano ganha bolo de aniversário do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Luis Fabiano ganhou bolo de aniversário de 35 anos no dia 8 de novembro (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Link
Notícias Relacionadas »