As últimas semanas foram marcadas por rumores de que o Campeonato Sul-Mato-Grossense pudesse ganhar nova fórmula de disputa para 2016. O sistema de grupos regionalizados, em vigor desde 2010, poderia ser modificado na reunião do conselho arbitral da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), programada para a tarde desta sexta-feira. Pontos corridos, grupos cruzados e quadrangular final eram algumas das propostas colocadas em pauta. Só que a expectativa começou a ser desfeita assim que os dirigentes se posicionaram na mesa de reuniões, no Casarão, em Campo Grande. Cartolas do Grupo A para a esquerda, cartolas do Grupo B para a direita. Era o indício de que nada seria alterado.
Ao iniciar os trabalhos do arbitral, o presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira, revelou que os dirigentes do conselho técnico já tinham se reunido mais cedo e decidiram manter a fórmula de disputa para os próximos dois anos. Foi o chamado 'pré-acordo', que acabaria sendo confirmado na reunião do Casarão. Em 2016, as equipes vão permanecer nos mesmos grupos da temporada passada, disputando vagas na fase de mata-mata. Operário-MS e Itaporã, promovidos da segundona, passam a integrar as chaves A e B, respectivamente. Um possível aumento nas despesas com transporte pode ter pesado na decisão dos cartolas de manter o modelo atual.
A distribuição das equipes por proximidade de região foi mantida, mas não antes de sofrer dura campanha de oposição por parte de cinco dirigentes. Iliê Vidal, do Águia Negra, encabeçou a proposta de fazer uma mescla entre os grupos para "fugir da monotonia" de ter os mesmos confrontos ano após ano. Dirigentes de Naviraiense, Ivinhema, Corumbaense e Operário-MS fizeram coro ao clube de Rio Brilhante, mas como eram minoria, acabaram vencidos.
A primeira redação do regulamento e da tabela será divulgada na segunda-feira, quando faltarão 60 dias para o início da competição. O torcedor pode exercer seu direito e propor mudanças no sistema de disputa, enviando sugestões à Ouvidoria da FFMS (saiba como). No dia 15 de dezembro deverá ser publicada a versão final do regulamento e da tabela. A bola rola a partir de 30 de dezembro, e a final, prevista para 8 de maio.
Novidades mesmo para 2016, foram apenas a criação do Regulamento Geral de Competições - uma obrigação legal - e a definição dos representantes de Mato Grosso do Sul nas competições nacionais. Confira os principais tópicos discutidos e aprovados pelos clubes da Série A:
Torneios nacionais
O campeão sul-mato-grossense de 2016 vai representar o estado na Copa do Brasil 2017 e na Série D do Brasileirão 2016. Já o vice de 2016 joga a Copa do Brasil 2017. O terceiro colocado geral será o representante do estado na Copa Verde 2017. Não haverá disputa de terceiro lugar entre os semifinalistas perdedores: será adotado o critério de pontuação final para determinar a posição.
Televisionamento
Assim como ocorreu nos últimos quatro anos, a TV Morena vai transmitir ao vivo as partidas do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Para a edição 2016, serão exibidos 16 jogos.
Condições do gramado
A FFMS quer que os clubes se alinhem às novas normas da Fifa e recomendou que os clubes mandantes molhem o gramado pelo menos três horas antes do início de cada partida. Com isso, espera-se que o nível do espetáculo melhore e que os jogadores tenham menos risco de lesão. Os clubes também escapariam de serem multados, como ocorreu com o Comercial-MS na Série D. As más condições do gramado do Jacques da Luz levaram o time a ser punido pelo STJD. Os estádios do Naviraiense, Corumbaense e Costa Rica-MS contam com sistema de irrigação automatizada.
Premiação em dinheiro
A pedido dos clubes, a FFMS comprometeu-se a buscar recursos junto à iniciativa privada e ao poder público para oferecer prêmio em dinheiro aos vencedores. Em um segundo momento, caso haja patrocinadores, serão definidos os mecanismos de distribuição aos vencedores. Os clubes ficaram divididos entre as propostas de premiar só o campeão, o campeão e o vice, ou os quatro primeiros colocados.
Cerveja nos estádios
A FFMS informou que está em contato com deputados estaduais para que seja apresentada na Assembleia Legislativa um projeto de lei para a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios em Mato Grosso do Sul. Caso a proposta não tramite em tempo hábil, a alternativa seria que os clubes procurassem os vereadores de suas cidades para sugerir projetos semelhantes, em nível municipal.
Laudos e certidões
Os clubes têm até a próxima segunda-feira para entregar certidões negativas de débitos tributários e laudos dos estádios. No caso dos laudos, ainda há a possibilidade de entregar tudo até o dia 15 de dezembro.
rodada de abertura
Comercial-MS x Novoperário
Operário-MS x Misto
Costa Rica-MS x Serc
Itaporã x Sete de Dourados
Corumbaense x Águia Negra
Naviraiense x Ivinhema