Mato Grosso do Sul ficou em última colocação no ranking de transparência do País, isto, segundo pesquisa nacional do MPF (Ministério Público Federal), divulgada na quarta-feira (9). O Estado recebeu nota 1,4. A pesquisa, no entanto, considerou o antigo Portal da Transparência, elaborado na gestão do ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).
Ela avaliou o período de 8 de setembro a 9 de outubro deste ano, no antigo site enquanto o novo Portal da Transparência foi disponibilizado oficialmente em 29 de outubro de 2015.
Nas pesquisas, são avaliados os níveis de cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. Em 20 de novembro, a CGU (Controladoria Geral da União) ranking semelhante.
Segundo o MPF, a pesquisa foi realizada em 5.568 municípios e 27 estados e avaliou os sites na internet, nos quais constam as informações sobre os governos estaduais e municipais, bem como de órgãos fiscalizadores.
Conforme o ranking, o estado do Espírito Santo ficou em primeiro lugar, seguindo de Santa Catarina e o vizinho de MS, Mato Grosso. Os dados serão apresentados durante evento, nesta quarta-feira, às 14 horas, no MPF. Segundo o Ministério Público, há 526 inquéritos civis públicos sobre o tema no estado.
Já o site da Prefeitura de Campo Grande (MS) estava empatado em 23º lugar com Aracaju (SE), à frente apenas de Macapá (AP), Manaus (AM) e Palmas (TO).