09/12/2015 às 14h20min - Atualizada em 09/12/2015 às 14h20min

MPF avalia portal herdado de André e mantém MS em último na transparência

Mato Grosso do Sul ficou em última colocação no ranking de transparência do País, isto, segundo pesquisa nacional do MPF (Ministério Público Federal), divulgada na quarta-feira (9). O Estado recebeu nota 1,4. A pesquisa, no entanto, considerou o antigo Portal da Transparência, elaborado na gestão do ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).

Ela avaliou o período de 8 de setembro a 9 de outubro deste ano, no antigo site enquanto o novo Portal da Transparência foi disponibilizado oficialmente em 29 de outubro de 2015.

Nas pesquisas, são avaliados os níveis de cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. Em 20 de novembro, a CGU (Controladoria Geral da União) ranking semelhante.

Segundo o MPF, a pesquisa foi realizada em 5.568 municípios e 27 estados e avaliou os sites na internet, nos quais constam as informações sobre os governos estaduais e municipais, bem como de órgãos fiscalizadores.

Conforme o ranking, o estado do Espírito Santo ficou em primeiro lugar, seguindo de Santa Catarina e o vizinho de MS, Mato Grosso. Os dados serão apresentados durante evento, nesta quarta-feira, às 14 horas, no MPF. Segundo o Ministério Público, há 526 inquéritos civis públicos sobre o tema no estado. 

Já o site da Prefeitura de Campo Grande (MS) estava empatado em 23º lugar com Aracaju (SE), à frente apenas de Macapá (AP), Manaus (AM) e Palmas (TO).


Link
Notícias Relacionadas »
Fátima em Dia Publicidade 1200x90