José Mourinho não é mais o técnico do Chelsea. O português foi comunicado nesta quinta-feira da decisão da diretoria dos Blues em demiti-lo - o clube confirmou oficialmente nas redes sociais. Ele não resistiu à péssima campanha no Campeonato Inglês: a equipe, atual campeã, está em 16º lugar, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.
- José e a diretoria concordaram que os resultados não têm sido bons o suficiente nesta temporada, e acreditam que seria melhor que ambas as partes sigam caminhos diferentes. O clube deseja deixar claro que José sai em bons termos e sempre será uma figura muito amada, respeitada e significante no CHelsea. Ele sempre será bem recebido em Stamford Bridge - diz o comunicado oficial do Chelsea.
Para se livrar de Mourinho, o dono do Chelsea, Roman Abramovich, terá de pagar indenização de 40 milhões de libras. O alto valor era um dos fatores que pesavam contra a demissão do técnico, mas o russo decidiu bancar a quantia, diante da situação. Mourinho havia assinado novo contrato, com duração até 2019, em agosto, e sempre manteve a confiança em permanecer no cargo, apesar dos maus resultados.
Ainda não há um nome de consenso sobre o substituto de Mourinho. O jornal "Daily Mail" informou que o holandês Guus Hiddink é considerado para assumir interinamente. Quem também ganhou força nos últimos dias foi o espanhol Juande Ramos, que tem passagens por Real Madrid e Tottenham.
Problemas no vestiário
Além da má campanha na Premier League, Mourinho deu diversas mostras de ter perdido o controle do vestiário. Após a derrota para o Leicester, na segunda-feira, por 2 a 1, ele afirmou que foi traído pelos jogadores. Nomes como Hazard, Diego Costa, Matic e Azpilicueta teriam se desentendido com o treinador ao longo da temporada.
O primeiro sinal de que as coisas não iam bem no vestiário do Chelsea ocorreu na primeira rodada da Premier League, quando Mourinho se desentendeu com a médica Eva Carneiro e a xingou. Logo depois, ela foi demitida do clube, algo que ainda não foi bem explicado pelos Blues.
Por duas vezes na temporada, Mourinho foi punido pela Federação Inglesa de Futebol por seu comportamento. Primeiro, foi banido por um jogo e multado em 50 mil libras por afirmar que os árbitros tinham medo de conceder pênaltis ao Chelsea. Depois, recebeu nova suspensão de uma partida e multa de 40 mil libras por discutir com o árbitro Jon Moss no intervalo do duelo com o West Ham.
Esta foi a segunda passagem de Mourinho pelo Chelsea. O saldo é de dois título, do Campeonato Inglês e da Copa da Liga na temporada passada. O português chegou em 2013. Antes, comandou o clube entre 2004 e 2007 e conquistou dois Campeonatos Ingleses, uma Copa da Inglaterra, duas Copas da Liga e uma Supercopa da Inglaterra.