16/02/2016 às 07h25min - Atualizada em 16/02/2016 às 07h25min

UPA diz que paciente morto depois de atendimento deixou posto sem liberação médica

Vítima tinha corte na perna que não foi suturado e disse ter sido liberado da unidade

- Correio do Estado
UPA afirma que paciente foi atendido, mas fugiu da unidade - Foto: Divulgação

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Afrânio Martins, em Dourados - distante 225 km da Capital - disse que o motociclista Wesley Alves da Silva, 19 anos, deixou a unidade de saúde sem autorização médica. O jovem morreu horas depois em decorrência de complicações em um ferimento não suturado e, antes de morrer, disse ter sido liberado sem atendimento adequado.

Em nota, a direção da Upa informou a vítima foi admitida às 13h50, levada por uma viatura do Corpo de Bombeiros sendo informado que foi vítima de um acidente entre carro e moto. Logo que deu entrada foi encaminhado para área vermelha, onde recebeu tratamento inicial.

Exames físicos apontaram agitação psicomotora e escoriações nas pernas. Aos médicos, Wesley se queixou de algias na região lombar e cervical e foi encaminhado par exame radiográfico e, às 15h45, foi reavaliado e durante o exame “apresentou-se pouco colaborativo, comprometendo, portanto, a acurácia da avaliação e consequentemente a impressão diagnóstica do caso”.

Ainda conforme a nota, o paciente foi mantido na UPA em observação, porém, as 16h20, quando foi chamado pelo médico, não estava mais na sala. Todas as situações foram registradas em prontuário.

Horas depois, Wesley estava em casa e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), relatando que estava com cefaleia e sonolência. Médicos do Samu constaram que a vítima estava com um corte na região da panturrilha esquerda, com exposição muscular e de tendões, que foi provocado no acidente e que não estava suturado. A vítima afirmou que foi liberada do posto sem que fosse feito o procedimento.

Ele foi encaminhado ao Hospital da Vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada. O caso foi registrado como morte a esclarecer na Delegacia de Polícia Civil e está sendo investigado.

ACIDENTE

O acidente aconteceu na tarde desse sábado (13). A vítima estava em uma motocicleta e e foi atingida por um carro Ecosport, no cruzamento das ruas Joaquim dos Santos Veríssimo com Major Capilé.


Link
Notícias Relacionadas »