23/02/2016 às 08h58min - Atualizada em 23/02/2016 às 08h58min

Com chuvarada, caramujo vira 'praga' e ajuda a aumentar casos de dengue em Fátima do Sul

Larvas do mosquito Aedes aegypti pode ser encontradas na concha de caramujos africanos que infestam quintais em Fátima do Sul

O caramujo de origem africana é uma praga em Fátima do Sul, principalmente em quintais e terrenos com muito mato e residências que se encontra fechadas. O caramujo virou “praga” e há quintais infestados em quase todos os bairros da cidade de Fátima do Sul.

Além do o risco que o animal representa para a saúde humana, agora o caramujo contribui para a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus. A concha dos animais mortos se transforma em criadouro, onde o mosquito deposita os ovos.

A incidência de caramujos tem preocupado moradores de Fátima do Sul. São muitas as dúvidas a respeito de como lidar com o problema e evitar a procriação dos animais que, assim como ratos e insetos, podem transmitir doenças. Os vermes do caramujo causam dor e hemorragia abdominal, febre, vômito, perfuram o intestino e afetam o sistema nervoso.

Dicas de como matar os moluscos:

  • Para realizar o recolhimento, as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos para evitar o contato com o animal.
  • Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados.
  • Recolher também os ovos, que ficam semi-enterrados e proceder da mesma forma usada para os animais coletados.
  • Os caramujos e ovos recolhidos também podem ser mortos com solução de cloro, três partes iguais de água para uma de cloro, mas devem ser deixados totalmente cobertos por essa solução durante 24 horas, antes de serem descartados.
  • Jogar água fervente e incinerar também são opções, mas estes procedimentos devem ser realizados com segurança.
  • O material ensacado também pode ser descartado em lixo comum, mas é preciso quebrar as conchas para que elas não acumulem água, tornando-se possíveis focos para reprodução de mosquitos.

Link
Notícias Relacionadas »