25/02/2016 às 13h21min - Atualizada em 25/02/2016 às 13h21min

Partidos se movimentam para novas filiações durante janela partidária

- Campo Grande News
PSDB deve ser partido mais beneficiado na janela partidária (Foto: Edson Ribeiro - Assomasul)

Os partidos começam a se movimentar para realizar novas filiações de vereadores e deputados, que irão aproveitar a janela partidária para trocar de legendas, sem risco de perder o mandato. As reuniões começam neste final de fevereiro e se estendem até a primeira quinzena de março, com a intenção de ajustar as equipes para eleição municipal.

O PMDB prepara um evento para o dia 7 de março, onde deve fazer a filiação de novas lideranças e de parlamentares, entre eles o deputado Márcio Fernandes (PT do B). Para o líder do partido na Assembleia, o deputado Eduardo Rocha, é normal perder e ganhar nesta janela partidária, no entanto o interessante é deixar que os insatisfeitos sigam outro caminho.

Já o PSDB realizou reunião na semana passada, para definir candidatura própria em Campo Grande, não tendo ainda uma data oficial para filiações, porém está a espera dos deputados Maurício Picarelli (PMDB) e Mara Caseiro (PMB), e dos vereadores Paulo Siufi (PMDB), Eduardo Cury (PT do B) e Magali Picarelli (PMDB), que podem migrar para o ninho tucano.

O PSD confirmou evento no dia 12 de março para receber vereadores, prefeitos e novas lideranças, no entanto o deputado Marquinhos Trad (PMDB), pré-candidato a prefeito, deve ter uma data diferente, antes deste evento geral, para que em entrevista coletiva possa se filiar ao partido.

O PSB e o PDT começam suas atividades de filiações no interior do Estado, já neste final de fevereiro, com reuniões em diferentes regiões, depois vai ser marcado os encontros na Capital, no mês de março.

Os petistas fizeram uma grande evento no dia 13 de fevereiro, em comemoração aos 36 anos de partidos, onde se aproveitou para além de homenagear as lideranças mais antigas, dar boas vindas para novos filiados. O deputado Cabo Almi (PT) ressaltou que novas filiações devem acontecer em abril, já que em março haverá apenas as reuniões estaduais de rotina.

A janela partidária foi publicada no Diário Oficial da União em 19 de fevereiro, um dia depois da promulgação feita no Senado Federal. A partir disto foi aberto um prazo de 30 dias para que os políticos possam trocar de partido, sem qualquer prejuízo ao mandato.

Em Mato Grosso do Sul, a legenda que mais deve se beneficiar é o PSDB, podendo inclusive ficar com maior bancada na Câmara Municipal de Campo Grande e na Assembleia Legislativa.


Link
Notícias Relacionadas »