02/03/2016 às 15h29min - Atualizada em 02/03/2016 às 15h29min

Após ameaça de bloquear BR-163, Douradina regulariza transporte escolar

Segundo prefeitura, ônibus estariam estragados

- Mídia Max

Depois de reclamarem e ameaçarem protestar, bloqueando a BR-163, os pais das crianças que vivem no acampamento Tekoha Tajasu Iguá, em Douradina – cidade a 170 quilômetros de Campo Grande – estão tranquilos. Já que todos voltaram à escola, depois de quase um semestre inteiro sem aula.

Liderança dos indígenas Guarani-Kaiowá, Roselino Sanabria, entrou em contato com o Jornal Midiamax para reclamar que as crianças estavam fora da sala de aula e muitas famílias, inclusive, perderam o Bolsa-família, por isso. Preocupado com início das aulas, a liderança procurou a prefeitura para buscar uma solução. “As aulas do Estado começaram na segunda-feira e 12 crianças da aldeia estão sem ir para escola, porque o ônibus não vem, e não temos como levar”, afirma

Ele pediu providências à Secretaria de Educação, que disse que o veículo estava danificado. “A Funai ligou para a secretaria ontem e eles falaram que o ônibus estava estragado. Eu fui lá conversar com o professor Ismael e ele comentou na minha frente com o motorista que o ônibus devia passar no acampamento, mas o próprio motorista disse que não passou porque a estrada estava ruim”, explica.

O assessor de Gabinete da Secretaria de Educação, Ismael Narciso, garantiu na terça-feira (1º) que o problema seria solucionado até o fim da semana. Hoje, o ônibus passou e levou as crianças. “Estamos arranjando um ônibus menor porque em algumas fazendas a manobra se faz difícil no ônibus grande (que faz a rota hoje). Esperamos resolver o mais rápido possível”, explica.

Roselino Sanabria conta que um ônibus menor, tipo van, foi buscar as crianças nesta quarta-feira (2) e que agora eles estão tranquilos, pois todos estão na escola estudando. “Foram todos felizes para a aula”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »