07/03/2016 às 11h03min - Atualizada em 07/03/2016 às 11h03min

Prefeitura de Rio Brilhante doa 20 mil alevinos para produtores

Os agricultores familiares do Assentamento Sílvio Rodrigues receberam 20 mil alevinos do projeto “Ensinando a Pescar” desenvolvido pela Prefeitura de Rio Brilhante através da Secretaria de Desenvolvimento e da Fundação Oacir Vidal.

         A entrega foi feita pelo vice-prefeito Wanderlei Barbosa e pelo secretário de Desenvolvimento, Natal Marchioro aos 37 produtores cadastrados no projeto Ensinando a Pescar que visa incrementar a produção de peixes nos assentamentos e nas pequenas propriedades e propiciar a geração de emprego e renda.

         Os alevinos foram distribuídos em quantidades iguais para os 37 assentados que criam peixes em 63 tanques construídos com o apoio da Prefeitura de Rio Brilhante. Também receberam alevinos de Tambacu 11 pequens produtores do Distrito de Prudêncio Thomaz (Aroeira).

         Wanderlei Barbosa, que acumula o cargo de subprefeito de Aroeira enfatizou a importância do projeto Ensinando a Pescar para os assentados da reforma agrária e para os pequenos produtores rurais que apostam na diversificação da produção para aumentar a renda familiar. Natal Marchioro disse que além do apoio para a construção dos tanques e a doação dos alevinos, a Prefeitura garante a assistência técnica.

         O vice-prefeito disse que o Ensinando a Pescar já está colhendo os primeiro frutos no Assentamento Margarida Alves onde os agricultores já têm peixes prontos para comercialização.

O PROJETO

         O secretário de Desenvolvimento, Natal Marchioro afirmou que o projeto já implantou cerca de trezentos tanques para criação de peixes nos assentamentos Margarida Alves, Fortaleza, Bonsucesso, Silvio Rodrigues e Terere; na Agrovila José Cazuza. Também foram beneficiados pequenos produtores não assentados.

         Natal disse que alguns produtores já estão vendendo peixes para pesque-pagues e para a comercialização em feiras e outros locais. “Atualmente o projeto já apresenta os primeiros lucros para os piscicultores”, explicou o secretário ao lembrar que o próximo passo a ser dado pela Prefeitura é o auxílio no processo de comercialização da produção.

         Em fevereiro de 2015 quando foi implantado o Projeto Ensinando a Pescar possibilitou a construção de até dois tanques de aproximadamente 900 metros quadrados por sítio além da distribuição de vinte mil alevinos para o início da produção. “Agora pretendemos distribuir mais 30 mil alevinos para repovoar os tanques”, enfatizou o secretário.

         O Projeto conta com o apoio do Governo do Estado que através da Agraer disponibiliza os técnicos para garantir o aprendizado aos novos piscicultores enquanto que o Governo Federal viabilizou a cedência das maquinas para a construção dos tanques numa ação dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Pesca e Aquicultura.

         No início do projeto a Prefeitura além da construção dos tanques entregou três kits de equipamentos para o Projeto Ensinando a Pescar. Os kits servem para a análise da água dos tanques e estão sendo usados pelos piscicultores além de um Oxímetro e um PHMetro.

O programa “Ensinando a Pescar”, utilizando equipamentos cedidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério de Desenvolvimento Agrário, possibilitou a construção de tanques escavados para criação de peixe cm recursos obtidos através de emenda ao Orçamento da União do deputado federal Vander Loubet.

Neste programa a Prefeitura constrói o Tanque em local adequado, sendo um ou dois por sitio, com orientação de topógrafo e de técnico de criação de peixes, e na área de organização a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com seus técnicos tem dado a orientação na produção e comercialização.


Link
Notícias Relacionadas »