07/03/2016 às 13h13min - Atualizada em 07/03/2016 às 13h13min

JBS alega falta de bois e dá férias coletivas a 500 funcionários

- Campo Grande News

Cerca de 500 funcionários do frigorífico JBS entram em férias coletivas hoje (7), em Nova Andradina. Serão 20 dias de paralisação total das atividades, em função da falta de boi para o abate na região, agravada pela dificuldade de acesso às fazendas pelas estradas prejudicadas com as chuvas intensas das últimas semanas. 

Segundo o Valor Econômico, outros quatro frigoríficos do JBS também deram férias coletivas, validas pelo mesmo período. Dois deles ficam em Mato Grosso, um em Goiás e um no Pará. Analistas, consultados pelo portal, estimam que aumente apenas no início de 2017 a oferta de boi para o abate, em todo o Brasil. A decisão do JBS revela também a queda no consumo de carne bovina, em função da alta nos preços.

Segundo a SFA (Superintendência Federal de Agricultura) em Mato Grosso do Sul, o SIF (Serviço de Inspeção Federal) informou que as férias coletivas vão até o dia 26 de março, com toda a linha de produção parada. Em nota ao jornal Nova News, o JBS informou que as operações devem voltar ao normal após os 20 dias.

O JBS assumiu a planta frigorífica do extinto frigorífico Independência, às margens da MS-276, em Nova Andradina, em 2012. Em julho de 2015, a empresa deu férias coletivas aos funcionários e as atividades foram retomadas no dia 10 de agosto, do mesmo ano. Na ocasião, cerca de 70 empregados foram demitidos ou remanejados para outras unidades. 

Em setembro de 2015, o JBS reativou o setor de desossa no município, abrindo 200 vagas. Neste mês, o grupo recebeu liberação para exportar carne para a Arábia Saudita, por meio de três de suas unidades, duas em Campo Grande e uma em Naviraí, a 366 quilômetros da Capital.


Link
Notícias Relacionadas »