09/03/2016 às 06h17min - Atualizada em 09/03/2016 às 06h17min

Dunga indica que prefere Neymar no Rio: 'Pela medalha que Brasil não tem'

Se for obrigado a escolher, Dunga já sabe: optará por contar com Neymar nas Olimpíadas. O técnico da seleção brasileira afirmou nesta terça-feira, em visita à Europa, que prefere ter o craque do Barcelona à disposição na campanha pela medalha de ouro, no Rio de Janeiro, em agosto, em detrimento à Copa América Centenário, nos Estados Unidos, em junho. O fato de ser um título inédito, aliás, é o que pesa mais na decisão do treinador.

- É difícil (escolher), mas acho que, pela questão da importância que se dá, pela medalha que o Brasil não tem... Ele vem de uma temporada desgastante, teria tempo para se recuperar. Ele viria com condicionamento. Mas o bom seria contar com ele nas duas (competições) - disse em entrevista ao canal "Esporte Interativo" após assistir à vitória do Real Madrid sobre o Roma, pela Liga dos Campeões.

Dunga deve se reunir com o Barcelona, incluindo o técnico Luis Enrique, nos próximos dias. O encontro faz parte de sua missão para negociar a liberação de Neymar e outros potenciais jogadores acima dos 23 anos para os Jogos Olímpicos. Além de Real x Roma, o treinador brasileiro também vai assistir a PSG x Chelsea, em Londres, nesta quarta-feira - o GloboEsporte.com transmite ao vivo a partir das 16h (de Brasília).

Dunga, Andrey e Gilmar fecharão a viagem em Milão, onde, no sábado, o Internazionale de Miranda receberá o Bologna, pelo Campeonato Italiano. O zagueiro é outro favorito a ser um dos veteranos da lista olímpica. A volta ao Brasil está marcada para o início da próxima semana.

"Se trouxer para a reserva não vai ficar contente"

Thiago Silva também foi tema abordado na entrevista do comandante da Seleção. Fora da lista de convocados após falhas consecutivas, o zagueiro gerou mal-estar ao dizer que não havia sido procurado pelo treinador. Dunga fez questão de explicar o tratamento com os jogadores, afirmou que o zagueiro do PSG não gostaria de ser chamado para ficar no banco de reservas e destacou a necessidade de testar opções para seleção olímpica, como Marquinhos, companheiro de clube de Thiago. 

- Jogador de Seleção tem que assumir suas responsabilidades. No Brasil a gente gosta de falar que é o paizão. Isso eu já tenho meus filhos. Tenho que tratar profissionalmente. Tenho que tratar com respeito. É jogador que se trouxermos para ficar na reserva não vai ficar contente. Quando tiver oportunidade para jogar não vai ter problema, se tiver em ótima fase. Mas também temos que pensar em outras opções, futuro, Marquinhos na seleção olímpica. Jogador que tem futuro não só na seleção principal, mas na olímpica. Também estamos trabalhando em várias frentes. Eu não posso falar com um jogador através de vocês (da imprensa). E mesma coisa o jogador não pode falar através de vocês. Então só levo em consideração o que ele fala para mim. Não quero ter razão, quero ganhar. Quero ouvir, mas tem que ser ouvido em coisas concretas que vão ajudar a seleção, e não individualmente. Hoje a gente está trabalhando com outro sistema que tem muitos assessores, não sabe se é o jogador que falou. Fico muito resguardado quanto a isso.

Thiago Silva treino Paris Saint-Germain PSG (Foto: EFE/Facundo Arrizabalaga)

Thiago Silva treino Paris Saint-Germain PSG (Foto: EFE/Facundo Arrizabalaga)

Thiago Silva não voltou a ser chamado para a Seleção após falha na Copa América (Foto: EFE/Facundo Arrizabalaga)

Confira outros trechos da entrevista:

AUSÊNCIA DE MARCELO

Antes de nós fazermos a convocação, nosso médico passa os jogadores quem têm problema ou não. E não é só o Marcelo. Tiveram outros jogadores, como o próprio Ricardo Oliveira. A gente não pode levar três ou quatro que podem ser cortados. Quanto a ele não gostar, qual o jogador que gosta? Temos uma forma de trabalhar em que o jogador passa o telefone, falamos direto com ele, não falamos com procurador ou assessor. Se o médico fala que ele não tem condições, tudo isso a gente leva em consideração. Tem quatro jogadores sujeitos a lesão. Cabe ao treinador a escolher. Quando o jogador fica fora, não é que ele fica fora da seleção brasileira. Trabalhamos com grupo de 40 ou 50 jogadores.

CASEMIRO EM CAMPO CONTRA O ROMA

Foi uma boa partida dele. Alguém tem que carregar o piano, todo mundo no Real joga com a bola no pé. O torcedor europeu gosta de quem faz essa função na equipe, alguém tem que roubar bola. O Casemiro já esteve com a gente, nós observamos. Ficamos feliz de um brasileiro ser reconhecido. Ele jogava no Porto na segunda função de meio-campo, tem essa capacidade. Aqui, ele fica mais atrás. O Real Madrid ainda está se encontrando. Os jogadores etão tentando se acertar. Ele está arriscando mais porque tem jogadores de qualidade na frente.

DANIEL ALVES VOLTOU COMO TITULAR. PODE ACONTECER COM THIAGO?

Você ter que formar uma seleção, não pode ter cinco jogadores experientes sem jogar. Quando eles vêm, vêm para jogar. Tínhamos perdido alguns jogadores na Copa América. Aí o Daniel vem jogar sem problema. Machucou o Danilo, ele foi convocado também. Não é incoerência. É quando as pessoas falam que eu tenho grupo fechado. Aí, quando troco, me julgam por isso. Não fico indeciso, mas não sei como responder. Em um momento, falam que eu tenho grupo fechado, Quando troco, sou criticado. Seleção tem que ir renovando, dar oportunidade para outros. Tenho que ser coerente quando eles vêm, jogam bem, e permanecem. Tem jogador que, quando coloca a camisa da seleção, é um outro jogador.

Marcelo Real Madrid Roma (Foto: AFP)

Marcelo Real Madrid Roma (Foto: AFP)

Recuperado, Marcelo jogou os 90 minutos pelo Real Madrid contra o Roma nesta terça-feira (Foto: AFP)

Link
Notícias Relacionadas »