11/03/2016 às 09h59min - Atualizada em 11/03/2016 às 09h59min

MS tem 67 casos de Zika confirmados e quase mil suspeitos ainda aguardam análise

- Dourados News

Foram notificados este ano em Mato Grosso do Sul, 1.142 casos de Zika Vírus, segundo boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (10). Desses, 67 foram confirmados, 90 descartados e 985 estão com a coleta de amostra feita aguardando análise.

A maior parte dos casos confirmados está em Campo Grande, que contabiliza 54 diagnosticados como Zika. Os demais são Paranaíba (05 confirmados), Anastácio (03), Aquidauana (01), Corumbá (01), Rio Verde de Mato Grosso (01), São Gabriel do Oeste (01) e Três Lagoas (01).

Os casos confirmados representam apenas 5,8% dos notificados até o momento e os que deram negativo 7,8%. Isso significa que foram analisados e tiveram o resultado divulgado pelo menos 86,3% dos casos suspeitos detectados até o momento no Estado e que tiveram a coleta da amostra de sangue enviada ao Lacen (Laboratório Central) em Campo Grande para análise, ainda aguardam o diagnóstico para saber se o paciente está ou não com Zika Vírus.

Conforme alertou o Dourados News em reportagem divulgada no final de fevereiro, a demora para que seja realizado o exame que diagnostica se um paciente com suspeita está ou não com Zika é preocupante, principalmente com relação às gestantes, relembre aqui.

Na época, o Lacen – que recebe amostras de sangue de pacientes de todo o Estado -, precisava encaminhar todas as suspeitas de Zika para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que era a referência para essa análise.

No entanto, a SES informou que recebeu que ainda no início de fevereiro recebeu kits para diagnosticar a doença no Estado, e que isso iria agilizar a fila, relembre aqui. A prioridade é a análise das amostras dos grupos de risco, que são gestantes e bebês recém-nascidos.

Outras doenças

Assim como o Zika Vírus, a Dengue e Febre Chikungunya também são transmitidas pelo Aedes aegypti e apontam números preocupantes. Segundo boletim divulgado pelo Estado, já são 36 mil casos notificados de Dengue no Estado, sendo 1.784 só na semana entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. Ao todo são sete mortes pela doença no Estado somente este ano, em Campo Grande (03), Dourados (03) e Coxim (01). Um óbito está sob investigação na capital.

Já com relação à Febre Febre Chikungunya foram 47 casos notificados este ano, sendo sete descartados, nenhum confirmado e 40 aguardando diagnóstico. A doença é considerada de "dor terrível" e os sintomas se mantém por, pelo menos, até dois anos no paciente.


Link
Notícias Relacionadas »