16/03/2016 às 13h27min - Atualizada em 16/03/2016 às 13h27min

Andrés trabalha 'mano a mano' de olho na presidência da CBF

- Terra

Aos poucos, o ex-presidente do Corinthians e deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP) vai costurando e amadurecendo sua candidatura para ocupar o primeiro posto da CBF. Além da atuação nos bastidores de seus dois principais cabos eleitorais - Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da entidade, Ricardo Teixeira - sua estratégia segue o rito dos contatos reservados, como o da última semana, quando esteve reunido com o presidente da federação de futebol do Rio Grande do Norte, José Vanildo, num hotel da Barra da Tijuca, no Rio.

Os dois ocupavam uma mesa numa das extremidades do restaurante do Hotel Windsor Marapendi e Vanildo não escondeu o desconforto quando foi reconhecido à distância. A conversa tinha como tema principal a candidatura de Sanchez.

O ex-dirigente do Corinthians, amigo íntimo de Lula e de Teixeira, tem comparecido a eventos que reúnam presidentes de federações. Recentemente, também esteve na eleição do Sindicato do Futebol, em São Paulo, onde transitou entre parte do colégio eleitoral da CBF.

É corrente entre os atuais e também ex-dirigentes da CBF uma máxima: a de que a eleição na entidade é decidida no ‘mano a mano’. Ou seja, em conversas particulares nas quais o eleitor sai convencido ou não de que deve apoiar determinado candidato. Em algumas situações é necessário mais de um contato para que haja um acordo.

Como Andrés tem perdido espaço nos 40 clubes votantes (das Séries A e B do Brasileiro), passou a recorrer mais sistematicamente às federações (com 27 votos). A próxima eleição na CBF está prevista para 2019, mas o pleito pode ser antecipado se o presidente licenciado Marco Polo Del Nero receber punição da Fifa, onde é alvo de investigação.


Link
Notícias Relacionadas »