22/03/2016 às 13h41min - Atualizada em 22/03/2016 às 13h41min

Ambulatório de Investigação de Zika do HU-UFGD tem primeiro caso confirmado da doença

- 94 FM

Uma paciente de 28 anos é a primeira gestante com quadro de Zika Vírus confirmado pelo Ambulatório de Investigação de Zika do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). O laudo do exame que identificou a presença do vírus foi encaminhado ontem (21) ao HU-UFGD.

A gestante, que está no terceiro trimestre de gravidez, deu entrada no Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia (PAGO) do hospital há três semanas e, por apresentar sintomas similares aos da doença, teve amostras de sangue e urina coletadas para serem analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Paraná. Em seguida, foi encaminhada para consulta com a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Investigação de Zika do HU-UFGD.

De acordo com o coordenador do serviço, o médico infectologista e pesquisador da UFGD e da Fiocruz Julio Croda, a paciente já foi informada do resultado do exame e continuará sendo acompanhada pelos profissionais do ambulatório até após o nascimento do bebê. “O diagnóstico positivo para o vírus não significa, no entanto, que a criança necessariamente apresentará quadro de microcefalia. Por isso é importante que a gestante continue recebendo a orientação multidisciplinar proporcionada pelo ambulatório”, explica.

Nas consultas, ela recebe, além das orientações do infectologista, a atenção de obstetras, pediatra, enfermeiros da área de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, assistentes sociais e psicólogas.

O Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU-UFGD é um serviço inédito na rede pública de Mato Grosso do Sul. Entrou em funcionamento no dia 4 de março e é composto por médicos (infectologista, obstetras e pediatra), além de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. O objetivo é que a cada visita, a paciente possa, em um único lugar, ser acompanhada por todos esses profissionais.

Para mais informações e orientações sobre o agendamento de consultas no Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU-UFGD, as gestantes devem entrar em contato pelo telefone: (67) 3410-3024. As consultas serão feitas todas as sextas-feiras, com início às 8 h.​


Link
Notícias Relacionadas »