30/03/2016 às 08h23min - Atualizada em 30/03/2016 às 08h23min

Vereador do PMDB e filho prestaram depoimento em ação que investiga tráfico em MS

Gabinete de vereador na Câmara está trancado

- Mídia Max

Durante a Operação Quinta Roda, deflagrada nesta terça-feira (29) pela Polícia Federal de Araçatuba-SP, em Antônio João, a 318 quilômetros de Campo Grande, o vereador Maurio Pereira (PMDB) e um dos seus filhos foram encaminhados de maneira coercitiva para prestar esclarecimentos. Além de Mato Grosso do Sul, a operação acontece também em São Paulo, Paraná e Ceará.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas. Ao todo já foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão. Um investigado foi preso em Araçatuba e outro na cidade de Guararapes-SP, mas suas identidades não foram reveladas pela PF.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o vereador foi levado pela manhã para prestar esclarecimentos à polícia juntamente com um dos filhos. Funcionários da Câmara Municipal da cidade informaram que nem o vereador e nem o assessor compareceram à Casa de Leis nesta terça-feira e o gabinete do parlamentar está trancado.

Ainda conforme apurado, os dois filhos do vereador tem antecedentes criminais. Um deles, o comerciante Adílson Pereira, sofreu um atentado em setembro de 2005. Ele estava sentado em frente de casa, quando um veículo Gol parou e um dos ocupantes do carro atirou contra ele e em seguida o carro saiu em fuga

Ele foi socorrido, passou por cirurgia e foi liberado. A polícia não descobriu quem praticou o atentado. Já o outro filho do vereador não foi mais visto na cidade por moradores.

Operação

O organização criminosa investigada pela operação era responsável por adquirir grande quantidade maconha e cocaína Paraguai e Bolívia e introduzi-las no Brasil através de Corumbá e Ponta Porã. Posteriormente, a droga era enviada e distribuída, principalmente, na cidade de São Paulo-SP.

O nome da Operação faz alusão ao local em que a droga era transportada nos caminhões: no conjunto da ‘quinta roda’. No decorrer da operação verificou-se que o grupo criminoso também transportava a droga utilizando-se de outros artifícios, ocultando-a em meio a cargas de milho, madeira, farinha, ou, ainda, escondidas dentro dos pneus dos caminhões.

A investigação culminou na apreensão de oito caminhões, dois veículos, 560 quilos de cocaína, 26,6 mil quilos de maconha, um fuzil 5.56, uma pistola 9mm e mais de 160 mil dólares, além da prisão em flagrante de 11 indivíduos ligados ao grupo criminoso.

Em razão da deflagração foram efetuadas 29 prisões, apreendidos 10 veículos, 10 mil dólares e R$ 105 mil. O delegado chefe da Polícia Federal em Araçatuba concedeu coletiva de imprensa sobre o caso na terça-feira (29), às 11h de Brasília.


Link
Notícias Relacionadas »