13/04/2016 às 09h22min - Atualizada em 13/04/2016 às 09h22min

Messi enfrenta jejum que não ocorria desde 2011 e lidera Barça no Calderón

Messi e jejum são palavras que não combinam. O craque argentino tem forte atração por balançar a rede do adversário e, aos 28 anos, já acumula incríveis 499 gols na carreira. Mas a proximidade da marca dos 500 coincidiu com um jejum bastante incomum para o camisa 10. Ele passou em branco nos últimos quatro jogos pelo Barcelona, sequência que aconteceu pela última vez há cinco anos, entre abril e maio de 2011.

Messi tentará encerrar esse jejum nesta quarta-feira em grande estilo: marcando o gol 500 da carreira e contra o Atlético de Madrid, que é, junto do Sevilla, sua maior vítima - cada um levou 25 gols da fera. O duelo é a volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Na ida, sem gol de Messi, o Barça venceu por 2 a 1 no Camp Nou. A partida desta quarta será realizada no Vicente Calderón, em Madri, e terá início às 15h45 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Globo e do GloboEsporte.com.

Montagem Messi (Foto: Getty )

Montagem Messi (Foto: Getty )

A outra face de Messi. Qual delas entrará em campo nesta quarta? Face artilheira ou face em jejum? (Foto: Getty )

O melhor jogador do mundo passou em branco contra Villarreal (2x2), Real Madrid (1x2), Atlético de Madrid (2x1) e Real Sociedad (0x1). Na última vez em que isso ocorreu pelo Barça, Messi não marcou contra Real Sociedad (1x2), Real Madrid (1x1), Espanyol (2x0) e Levante (1x1), jogos válidos pela temporada 2010/11.

O empate classifica o Barcelona, assim como qualquer derrota por um gol de diferença a partir de 3 a 2, por conta da regra de gols fora de casa. A vitória por 1 a 0 serve para o Atlético. E outro 2 a 1, agora a favor dos colchoneros, leva a decisão para a prorrogação.

Freguesia, fantasma e polêmica de arbitragem

O confronto com o Atlético traz boas e más lembranças ao Barcelona. Boas porque o time de Luis Enrique venceu os últimos sete encontros contra o de Diego Simeone, caracterizando uma freguesia recente. Por outro lado, foi o Atlético o último a eliminar o Barça da Champions, nas quartas de final da temporada 2013/14, quando empatou por 1 a 1 fora e venceu por 1 a 0 em casa. É um fantasma que eles pretendem repetir na vida dos culés.

O jejum de Messi pelo Barça: 

 - 4 jogos sem marcar entre março e abril de 2016. 
 - 4 jogos sem marcar entre abril e maio de 2011, última vez que isso tinha acontecido.

- Foram jogos extraordinariamente equilibrados, onde ganhamos à base de muito esforço e trabalho. O que quero e espero, claro, é que a história acabe se repetindo. Viemos ao Calderón para propor o mesmo de sempre: tentar ganhar - disse Luis Enrique.

E o jogo de ida desta edição ficou marcado por polêmica de arbitragem. Fernando Torres foi expulso no primeiro tempo, quando o Atlético vencia por 1 a 0, e o Barça acabou virando na segunda etapa. Os jogadores colchoneros reclamaram muito. O lateral-esquerdo Filipe Luís foi o mais exaltado, inclusive acusando a Uefa de proteger o Barcelona.

- Começamos bem, até essa expulsão injusta que condicionou o resultado do jogo. Acho que o Barcelona está sendo protegido. Quando se joga contra o Barcelona, nota-se que todas as faltas são penalizadas com rigor máximo. É duro, dói muito, e se nota o temor de que o Barcelona seja eliminado, o que prejudicaria a Uefa - disse o Filipe Luís ao canal de televisão espanhol "Mega".

neymar, Atlético de Madrid x Barcelona (Foto: Reuters)

neymar, Atlético de Madrid x Barcelona (Foto: Reuters)

Neymar observa comemoração dos rivais: Atlético eliminou o Barça em 2014 (Foto: Reuters)

Prováveis escalações:

Atlético de Madrid: Oblak, Juanfran, Lucas Hernández, Godín e Filipe Luís; Augusto Fernández, Gabi, Koke e Saúl Ñiguez; Carrasco e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.

Barcelona: Ter Stegen, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália).
Assistentes: Elenito Di Liberatore (Itália) e Mauro Tonolini (Itália).


Link
Notícias Relacionadas »