26/04/2016 às 17h24min - Atualizada em 26/04/2016 às 17h24min

Elenco do Palmeiras será reduzido para o Brasileirão; veja análise

Cuca já afirmou que pretende trabalhar com menos jogadores no dia a dia da Academia de Futebol

- Globo Esporte

Sem partidas para disputar até a estreia no Campeonato Brasileiro, que será no dia 14 de maio, na arena, contra o Atlético-PR, o técnico Cuca quer aproveitar o tempo livre no calendário para fortalecer o Palmeiras e fechar o elenco para o restante da temporada.

Após a eliminação na Vila Belmiro, no último domingo, Cuca deu entrevista coletiva afirmando que o Verdão será campeão nacional. Mas, além de reforços, o treinador declarou o desejo de diminuir o elenco, considerado por ele como muito numeroso.

Atualmente, o Palmeiras tem 36 jogadores no plantel profissional. Para a comissão técnica, é importante que algumas opções sejam emprestadas para terem a oportunidade de jogar com mais regularidade. A tendência é que até sete jogadores sejam negociados.

À espera de reforços e mudanças, Cuca volta aos trabalhos na Academia de Futebol nesta quarta-feira, iniciando o planejamento do Verdão para o Brasileirão. Confira uma análise do elenco palmeirense.

Fernando Prass Palmeiras Novo uniforme (Foto: Divulgação)

Fernando Prass Palmeiras Novo uniforme (Foto: Divulgação)

Prass é o dono da camisa 1 (Foto: Divulgação)

GOLEIROS
Ídolo da torcida, Fernando Prass é titular absoluto e não deve dar espaços aos concorrentes. No ano passado, por exemplo, Aranha chegou para ser reserva imediato e deixou o clube no fim de 2015 com apenas uma partida disputada. Vagner, Jailson e Vinicius Silvestre não atuaram nenhuma vez na temporada.

LATERAIS
O setor passa por crise técnica. Titular absoluto em 2015, Lucas caiu de produção e foi para o banco. A vaga, no entanto, ficou com o improvisado Jean, que ganhou disputa com João Pedro. Na esquerda, Egídio recuperou a vaga de titular entre altos e baixos, e Victor Luis passou a ser o substituto imediato já que Zé Roberto vem sendo aproveitado por Cuca no meio.

Palmeiras x São Bento Leandro Almeida (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Palmeiras x São Bento Leandro Almeida (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Leandro Almeida perdeu espaço no time e pode sair (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

ZAGUEIROS
A nova comissão técnica identificou logo em sua chegada a necessidade de reforçar o setor. Edu Dracena, Roger Carvalho e Thiago Martins já atuaram na equipe titular ao lado de Vitor Hugo. Leandro Almeida e Nathan completam o grupo, mas ambos podem ser negociados. O Palmeiras procura uma opção que jogue pelo lado direito da defesa.

VOLANTES
Há muitas opções. Gabriel, Arouca e Matheus Sales têm revezado na equipe titular já que Jean vem atuando na lateral direita. Mesmo em boa fase com Marcelo Oliveira, Thiago Santos perdeu espaço com a chegada de Cuca. Já Rodrigo, contratado em janeiro como uma aposta para o futuro, ainda não atuou pelo Palmeiras. 

Cleiton Xavier Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

Cleiton Xavier Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

Recuperado, Cleiton Xavier voltou ao time (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

MEIAS
O setor mais crítico. Robinho foi titular absoluto em 2015 e teve destaque na campanha vitoriosa do Verdão na Copa do Brasil, mas caiu muito de produção na atual temporada. Recuperado de uma sequência de problemas musculares, Cleiton Xavier voltou ao time e deu esperança de dias mais criativos para o meio-campo palmeirense. Em alta na pré-temporada, Moisés se recupera de uma cirurgia no pé esquerdo. Quando voltar, a tendência é que seja aproveitado entre os titulares novamente.

Elogiado durante a pré-temporada, Régis não teve sequência no time. Pretendido por outros clubes, ele tem chance de continuar no plantel de Cuca. Contratado em maio do ano passado, Fellype Gabriel atuou apenas uma vez e pode ser negociado. Rafael Marques e Allione, que também desempenham funções no ataque, têm sido aproveitados regularmente por Cuca - o argentino, porém, está no departamento médico se recuperando de um problema no joelho.

Luan Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

Luan Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

Luan treina, mas não deve ser aproveitado (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

ATACANTES
Gabriel Jesus e Alecsandro são os artilheiros do time em 2016, com nove gols cada. Dudu perdeu a semifinal do Paulistão por causa de um problema muscular, mas é titular absoluto. Barrios voltou a conviver com lesões na atual temporada, mas foi importante em jogos decisivos.

Cristaldo foi alvo do Rubin Kazan, da Rússia, em janeiro, e chegou a ser titular do Verdão, mas perdeu espaço por causa de uma lesão. Maior investimento do Palmeiras neste ano, Erik atuou 14 jogos e não fez nenhum gol. Luan faz parte do elenco, mas não deve ser aproveitado. Já Róger Guedes, ex-Criciúma, foi o primeiro reforço do clube para o Brasileirão.


Link
Notícias Relacionadas »