29/04/2016 às 13h09min - Atualizada em 29/04/2016 às 13h09min

Fazendeiro é multado em R$ 450 mil por desmatar área de Mata Atlântica em MS

Segundo a PMA, foram desmatados 90 hectares, em Bodoquena, MS

- G1

Um fazendeiro de 65 anos foi multado em R$ 450 mil por desmatar área de Mata Atlântica, sem a devida autorização, em Bodoquena, distante 253 quilômetros de Campo Grande. A autuação foi nessa quinta-feira (28) e, conforme divulgado nesta sexta-feira (29) pela Polícia Militar Ambiental (PMA), no local havia máquinas com correntões e vegetação derrubada.

Conforme a PMA, medição realizada por GPS constatou 90 hectares de área de preservação desmatados. A vegetação era derrubada por máquinas de esteiras com correntão de 70 metros. Com isso, árvores de grande, pequeno e médio porte eram cortadas de uma vez.

Na fazenda, que fica a 10 quilômetros da área urbana, tinha ainda um trator com carreta e combustível para abastecimento das máquinas.

Um funcionário apresentou aos policiais uma Declaração Ambiental Eletrônica (AA) para limpeza de pastagem. Porém, o documento não autorizava o tipo de desmatamento que era feito, que incluía árvores grandes.

A licença apresentada não permite corte de qualquer árvore com 32 ou mais centímetros de diâmetro. Além disso, a área desmatada é reconhecida pelos órgãos ambientais como pertencente ao bioma Mata Atlântica, protegido pela Lei Federal.

As atividades foram interditadas e as máquinas, correntão e trator foram apreendidos. O produtor rural, morador em Aquidauana, além de ter que pagar a multa, irá responder por crime ambiental.

Máquina puxava corrente para cortar árvores (Foto: PMA/Divulgação)

Máquina puxava corrente para cortar árvores (Foto: PMA/Divulgação)

/
Máquina puxava corrente para cortar árvores (Foto: PMA/Divulgação)

Link
Notícias Relacionadas »