A internet é hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação e informação, mas, como não tem filtros, aceita todo tipo de conteúdo. Cabe ao cidadão pesquisar e, antes de repassar a informação, verificar a veracidade do assunto. Dessa vez uma foto mostra veículo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com câmeras no teto, ganhou espaço nas redes sociais. O texto que acompanha a foto diz que as câmeras são na verdade dois radares que flagram motoristas em excesso de velocidade. “Muitas vezes pessoas de má-fé se aproveitam da ingenuidade dos cidadãos e plantam notícias falsas sem importar-se com as consequências”, avalia Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.
A PRF emitiu uma nota para esclarecer o fato, explicando que as câmeras não são radares e que o equipamento está em fase de testes. Segundo o órgão, a viatura da imagem faz parte de um projeto pioneiro em teste no estado do Ceará. As câmeras tem a funcionalidade de “ler” as placas dos veículos que circulam nas proximidades por meio de tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR (Optical Character Recognition).
Ainda de acordo com a PRF, o equipamento não tem a finalidade de aplicar multa, sendo usado para identificar em tempo real possíveis irregularidades, tal como queixa de furto e roubo do veículo. Com a leitura das placas, a ferramenta faz uma análise das informações do veículo usando o sistema global utilizado pela PRF para fiscalização e direcionando o trabalho de fiscalização policial.