25/07/2016 às 07h29min - Atualizada em 25/07/2016 às 07h29min

Dois criadores autorizados de pássaros são autuados por manter plantel de forma irregular

A Polícia Militar Ambiental está realizando fiscalização nos criadores amadores e comerciais de aves silvestres licenciados junto ao órgão ambiental. Essa fiscalização deve-se ao fato de que neste ano, o IBAMA repassou todo o controle desses criadores para o Estado.

Dessa forma, apesar de este tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, precisa ser monitorado e fiscalizado para que não aconteçam fraudes. Já foram fiscalizados criadores vários criadores da Capital, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Costa Rica e Batayporã. No sábado (23), mais dois criadores foram autuados.

Policiais Militares Ambientais de Jardim realizaram fiscalização na cidade em um criadouro de pássaros autorizado pelo órgão ambiental. O criador, um engenheiro de 63 anos, não mantinha o plantel atualizado junto ao sistema (SISPASS) do órgão, como determina a legislação. Vários pássaros que constavam no sistema que é online como de sua propriedade, não estavam no local. O infrator afirmou que os pássaros haviam fugido e não realizou os procedimentos de baixa. O criador foi autuado administrativamente e multado de R$ 3 mil.

Outro criador, um comerciante de 49 anos, também foi autuado administrativamente e multado em R$ 500. Neste caso, o infrator apenas não manteve atualizado o plantel no sistema.


Link
Notícias Relacionadas »