29/07/2016 às 11h23min - Atualizada em 29/07/2016 às 11h23min

Invasão de javalis causa perdas de até 30% em lavoura do município de Rio Brilhante

- Mídia Max

O javali, ancestral do porco doméstico, está presente atualmente em 46 municípios de Mato Grosso do Sul. Até 2007, o animal estava presente em apenas sete municípios do Estado. De acordo com os pesquisadores, trata-se de uma invasão rápida e de larga escala, sem precedentes na história do Estado. Os produtores rurais de Rio Brilhante apontam que o dano causado pelos animais pode chegar a 30%. Na região sul do Estado, existe grande número de lavouras de cana de açúcar, soja e milho safrinha; três dos alimentos preferidos destes animais.

Com o objetivo de entender o comportamento dos javalis e como os mesmos fazem o uso do ambiente, o biólogo e bolsista da Embrapa Pantanal, Fernando Ibanez Martins, coordena desde 2014 o projeto “Atividade, Movimentação e Uso do Espaço por Javalis em Agroecossistemas de MS”.

O Projeto que tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect, em parceria com a Embrapa e CNPq, conta com a participação de biólogos, zootecnistas e médicos veterinários que através da pesquisa pretendem compreender aspectos da ecologia espacial dos javalis para auxiliar nas estratégias de controle da espécie.

“Além dos fatores econômicos, o crescimento populacional dos javalis e javaporcos implica em danos ambientais e sanitários. Eles predam espécies nativas, destroem nascentes e podem transmitir doenças nocivas aos rebanhos do estado (dentre elas a peste suína clássica, febre aftosa e brucelose). Nosso estudo consiste em capturar os javalis e javaporcos através de armadilhas, instalar coleiras de GPS telemetria nos indivíduos e monitorá-los em campo.

Devido aos riscos sanitários e ambientais, existe desde 2013 uma instrução normativa do Ibama regulamentando o abate de javalis e javaporcos para fins de controle.


Link
Notícias Relacionadas »