03/08/2016 às 15h52min - Atualizada em 03/08/2016 às 15h52min

UFGD abre inscrições na próxima semana para o vestibular 2017

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), abre no próximo dia 08 de agosto até 07 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2017. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção, com taxa no valor de R$ 80,00.

Os interessados em solicitar isenção na taxa de inscrição devem ficar atentos ao prazo: 26 de agosto. Terão direito à isenção os candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e terem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Já os candidatos com deficiência auditiva, física, mental ou visual podem solicitar atendimento diferenciado até o dia 07 de outubro.

Reserva de vagas

No total, a UFGD está disponibilizando 962 vagas distribuídas em 33 cursos de graduação, com duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas. A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, é um cumprimento à Lei 12.711/12, que orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo per capita.

As vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais especificamente, esses 51,95% são a soma de 44,13% para pardos, 4,88% para pretos e 2,94% para indígenas.

Se não houver candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, ainda que atenda às exigências, concorrerá apenas pelo sistema universal.

Obras

A lista de obras que serão cobradas no Vestibular 2017 contém 12 livros, 7 filmes, 3 contos, 2 poemas e 1 peça teatral. As obras foram divulgadas previamente, ainda em abril de 2016, com o intuito de ajudar na preparação do candidato e facilitar o planejamento e abordagem que os professores usam em sala de aula.

Dentre os títulos, há obras regionais, como Margem de Papel (Emmanuel Marinho); nacionais, como O Menino e o Mundo, filme indicado ao Oscar 2016; Em Nome da Lei, longa filmado em Dourados; e clássicos como Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez. Para conferir a lista completa, acesse o link: clique.

Atenção

Todos os candidatos devem ler atentamente o edital do processo seletivo, onde constam informações importantes como prazos, número de vagas por curso, documentos exigidos, dentre outras. Acesse o edital clicando em: clique. Acompanhe as novidades pela página do Centro de Seleção: clique.


Link
Notícias Relacionadas »