19/08/2016 às 08h34min - Atualizada em 19/08/2016 às 08h34min

Bancários iniciam campanha para reajuste salarial e não descartam greve

Os bancários iniciaram na manhã desta quinta-feira (18) em todo o país a campanha nacional salarial deste ano. A classe reivindica reajuste salarial de 14.78% (aumento real de 5% mais inflação projetada em 9,31%) e já trabalham com a possibilidade de greve em setembro.

Em Dourados, na manhã de hoje a mobilização aconteceu em frente a agência central da CEF (Caixa Econômica Federal), localizada na avenida Joaquim Teixeira Alves. Na ocasião, os bancários entregaram para populares panfletos explicativos sobre a campanha e também algumas das reivindicações da categoria e também conversaram com eles sobre o ato.

Segundo o presidente do sindicato dos bancários do município, Ronaldo Ferreira, as negociações entre a categoria, os banqueiros e também a Fenaban (Comando Nacional dos Bancários à Federação dos Bancos), para este ano, será acirrada por conta da crise econômica e também política que o país vive atualmente.

"As negociações iniciam hoje (18), com uma reunião entre as partes em São Paulo. Amanhã no mesmo horário está marcado um novo encontro e como estamos no início é difícil dizer como irá proceder, mas notamos que será bem acirrada, pois o país vive um momento de crise econômica e também política, mas vamos lutar pelos nossos direitos", disse Ronaldo.

Além do reajuste, segundo Ferreira, a campanha conta ainda com o fim das metas abusivas, fim das demissões imotivadas, combate a lei da terceirização, mais contratação de funcionários, vale – alimentação de R$ 880,14º Salário; saúde e melhores condições de trabalho, segurança, com a contratação de mais vigilantes por agências e aumento de dispositivos de segurança entre outros.

"Nós buscamos uma negociação pacífica, porém esse início da campanha sempre tem tensão, o que é normal e assim sentir esse momento de negociação, e se não chegarmos em um acordo então pode sim acontecer uma greve", pontuou o presidente.


Link
Notícias Relacionadas »