21/09/2016 às 14h22min - Atualizada em 21/09/2016 às 14h22min

Universidade de Dourados é selecionada para participar do Projeto Rondon

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi uma das instituições selecionadas para participar do Projeto Rondon 2017 – Operação Tocantins. Intitulada "Iniciativas Interdisciplinares para Promoção de Comunidades Sustentáveis e Participativas", a proposta tem como objetivo realizar ações de extensão que contribuam para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, do bem-estar social e da qualidade de vida em comunidades carentes.

Essas ações pretendem capacitar agentes multiplicadores institucionais, lideranças locais e demais atores do município de Barrolândia -TO que contribuam para a consolidação das ações de prevenção e promoção da saúde (saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde, saúde ambiental) e dos conselhos municipais de políticas públicas, além de abordar técnicas educacionais mais inclusivas e desenvolvimento de atividades culturais locais.

A proposta é interdisciplinar e envolve acadêmicos dos cursos de Administração, Medicina, Ciências Sociais, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos. Coordenado pelos professores Sebastião Martins Neto, da Faculdade de Ciências da Saúde, FCS, e Daniele Albuquerque, da Faculdade de Ciências Agrárias, o grupo irá desenvolver as atividades no Tocantins entre os dias 20 de janeiro e 05 de fevereiro de 2017.

Projeto Rondon

Trata-se de uma ação interministerial do Governo Federal realizada em conjunto com estados, municípios e Instituições de Ensino Superior, que visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O projeto busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.


Link
Notícias Relacionadas »