21/02/2017 às 13h57min - Atualizada em 21/02/2017 às 13h57min

Prefeita Ilda Machado visita carreta do Hospital de Câncer que atenderá cerca de 500 mulheres em Fátima do Sul

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos está estacionada em Fátima do Sul

WASHINGTON LIMA
FOTO: WASHINGTON LIMA

A prefeita Ilda Salgado Machado (PR) visitou a Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos, estacionada em Fátima do Sul, em frente ao Serviço de Fortalecimento de Vínculo e Convivência do Idoso - CONVIVER, que acompanhada do Coordenador do Departamento de Prevenção da Fundação Pio XII em Fatima do Sul, José Ciro Sanches e da Secretária de Saúde Priscila Gazola fez questão de acompanhar a realização dos exames de prevenção ao mama e colo uterino.

“É uma satisfação recebermos em nossa cidade uma equipe com grande experiência e bem equipada como a dos profissionais do Hospital de Câncer de Barretos, trazendo atendimento para perto de centenas de mulheres que se propuseram a fazer os exames”, ressaltou Ilda Machado.

Acompanhando de perto os trabalhos, está José Ciro. Ele é Coordenador do Hospital de Câncer de Barretos em Fátima do Sul. Sua missão principal é captar recursos financeiros para a instituição. “O nosso município foi privilegiado porque é um atendimento de alto nível, com funcionários altamente capacitados. É uma porta que se abre para a prevenção, para o tratamento e para a cura. A maioria está sendo diagnosticada no começo quando a chance de cura é total”, explicou Ciro, a reportagem do site Fátimaemdia.

Segundo o Coordenador, “tudo que vai volta”. Ele se refere às contribuições de Fátima do Sul sendo agora retribuídas. “Depois desta carreta, acho que outras virão. A nossa Cidade e a Prefeitura apoiam totalmente as iniciativas voltadas ao Hospital de Câncer de Barretos. Vejo a vinda da unidade móvel como o começo de uma amizade muito sadia entre Município e Hospital”, ponderou.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 57 mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Brasil em 2016. Entre as mulheres, os casos são raros antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente depois dessa idade e principalmente após os 50 anos.

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos fará exames de mamografia e preventivo. As mulheres interessadas devem ter entre 40 e 69 anos para a mamografia e de 25 a 65 anos para o preventivo. O agendamento prévio foi realizado pelas estratégias de saúde da família e Secretaria Municipal de Saúde.   É necessário levar cópias do CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. A unidade móvel é equipada com mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico-vaginal e sala de pequena cirurgia. Ao todo serão disponibilizados mais de 500 exames.

Uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando diversas atividades com as pacientes agendadas e com os idosos inscritos no Conviver. “Com certeza serão dias muito proveitosos para a melhoria da qualidade de vida e para a promoção de saúde junto aos moradores de Fátima do Sul. Essas atividades preventivas tem sido de grande valia para o sistema de saúde visto que monitora melhor as doenças cancerígenas que acometem mais as mulheres, possibilitando um diagnostico precoce e aumentando as chances de cura”, avaliou a secretária Priscila Gazola.

Serviço
Mais informações sobre os atendimentos e agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (67) 34672710. Os atendimentos serão realizados do dia 20 á 24 de outubro, das 7h às 16h.


Prefeita Ilda Machado participa das atividades físicas e recreativas. FOTO: WASHINGTON LIMA


Idoso realizam atividades físicas. FOTO: WASHINGTON LIMA


Link
Notícias Relacionadas »
Fátima em Dia Publicidade 1200x90