07/03/2017 às 16h24min - Atualizada em 07/03/2017 às 16h24min

Secretaria de Saúde de Fátima do Sul promove ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher

- DA REDAÇÃO

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta semana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações nas ( Unidades de Saúde) e ESF’s ( Estratégia de Saúde da Família),onde estarão desenvolvendo algumas ações exclusivas voltadas para “elas”.

Se você tem  40 anos ou mais deve realizar o exame clinico das mamas anualmente. Se tiver de 50 a 69 anos, realize mamografia a cada dois anos. Estes exames são recomendados mesmo que você não perceba nenhum sintoma. Sua mãe, irmã ou filha teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, as chances de você ter a doença são maiores. Nestes casos o exame clinico das mamas deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos de idade.

Pensando em vocês mulheres, estaremos desenvolvendo ações no decorrer da semana, para a prevenção e detecção precoce do câncer das mamas. Serão realizados exames clínicos junto as unidades de saúde, e no caso de algum achado durante o exame, estás

mulheres serão encaminhadas para investigação diagnostica, ultrassonografia das mamas e mamografia. Procure sua unidade de saúde e agende o exame com sua enfermeira.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

“Quando acostumar com a rotina de se cuidar e se amar, perceberá que este detalhe será naturalmente cotidiano e além de tudo, muito prazeroso você tem filhos, marido, não faça deles um empecilho para não assumir estes compromissos. Faça deles um desafio para perceberem o quanto você é feliz e os ama”.


Link
Notícias Relacionadas »