15/03/2017 às 16h58min - Atualizada em 15/03/2017 às 16h58min

Mulher negra de Aquidauana é destaque em Brasília pela defesa de movimentos sociais

Aquidauanense recebeu destaque durante evento no DF

Aquidauanense recebeu destaque durante evento no DF. Foto: Divulgação

No mês em que as mulheres são lembradas por suas conquistas, uma aquidauanense esteve entre as cinco agraciadas com o diploma Bertha Lutz, entregue pelo senado federal, em Brasília, como homenagem à luta pela defesa dos direitos das mulheres e questão de gênero no Brasil.

Raimunda Luzia de Brito, educadora com forte participação em movimentos sociais em favor das mulheres e negros é uma das referências que honram Aquidauana.  Nascida no Portal do Pantanal, mestra em Serviço Social e doutora em Ciências da Educação, foi professora durante 29 anos na Universidade Dom Bosco e tem uma longa ficha de serviços prestados à causa das mulheres, especialmente as negras, as quais representa por conta de sua ascendência.

Outra mulher de Mato Grosso do Sul teve um papel importante na merecida homenagem feita a uma das filhas negras mais honradas de Aquidauana: a senadora Simone Tebet, que preside o Conselho do Diploma, composto por um senador de cada partido com assento no senado.  

A entrega da comenda aconteceu no último dia 8, fazendo parte da programação do senado comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Ela corre anualmente na capital federal, recebendo o nome da deputada federal Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976), por ser uma das pioneiras do feminismo no Brasil e líder na luta pelos direitos políticos igualitários.


Link
Notícias Relacionadas »