27/03/2017 às 09h59min - Atualizada em 27/03/2017 às 09h59min

Integrantes do MSTB invadem Usina São Fernando e prometem ‘quebrar tudo’

“Só Deus sabe o que vai acontecer se o local for invadido”, comentou o líder do movimento

- 94 FM

Os integrantes do Movimento Sem Terra do Brasil (MSTB) invadiram novamente a Usina São Fernando, em Dourados, na manhã de hoje (27) e prometeram 'quebrar tudo'. Segundo informações, em torno de 220 pessoas estão no local.

No dia 6 deste mês os integrantes do MSTB invadiram a Usina São Fernando, e após a ocupação, foi feito um acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com os chefes de Recursos Humanos da Usina São Fernando, por isso, eles saíram no outro dia. Porém, o acordo não foi cumprido. 

O líder do movimento, Douglas Elias, de 42 anos, disse para a reportagem da 94FM que para que eles desocupassem o local, iriam avaliar a situação em fornecer 50 hectares para plantar. Porém, segundo Elias, o acordo não foi feito. "Tudo isso foi falado para desocupar a Usina. Mais uma vez enganaram a gente", comentou.

O líder do movimento ainda explicou que no início do mês chegou uma reintegração de posse da Fazenda São Marcos, onde as pessoas que estavam no local precisavam desocupar a área, em seguida, passaram com um trator em cima de toda a plantação, em torno de 20 hectares, além de destruir seus barracos.

E, agora, só saem da Usina quando o diretor nacional do Incra falar com eles, senão, os integrantes vão invadir a parte da caldeira, que é um local restrito para pessoas não autorizadas. “Só Deus sabe o que vai acontecer se o local for invadido”, comentou o líder do movimento. 

Usina São Fernando

A Usina São Fernando é propriedade dos filhos de José Carlos Bumlai, preso por envolvimento em escândalos de corrupção no país, encontra-se em grave crise financeira. Bumlai foi condenado na Operação Lava Jato a nove anos e 10 meses de prisão  em um processo da 21ª fase por crimes como gestão fraudulenta e corrupção passiva.

Invasão no dia 6 de março

No dia 6, por volta das 05h, os integrantes do Movimento Sem Terra do Brasil (MSTB) invadiram o pátio da Usina São Fernando em Dourados. Em torno de 200 pessoas estavam no ato.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Departamento de Operações de Fronteira (DOF) estiveram no local.


Link
Notícias Relacionadas »